Fechar

Fechar

Nova Universidade

Alexandre Moura. Publicado em 8 de julho de 2017 às 12:18

Por: Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Reconhecida nacional e internacionalmente, como um importante “Polo Educacional-Tecnológico”, Campina Grande, ganha mais uma Universidade. Trata-se da “Unicesumar” (www.unicesumar.edu.br/ead), instituição de ensino superior com 26 anos de história, presente em mais de 20 estados brasileiros.

A universidade conta com mais de 100 polos de apoio presencial e agora chega a Campina Grande com investimentos de empresários da cidade.

A Unicesumar busca também, integrar ensino, pesquisa e extensão com demandas institucionais e sociais locais, realizando práticas acadêmicas que contribuam para o desenvolvimento da consciência social, politica e econômica. São mais de 70 opções de cursos, através de EAD (Ensino a Distancia). Vale a pena conferir.

 

Corantes Naturais

Uma pesquisa sendo realizada por cientistas do “Laboratório de Cromatografia Líquida“ da “EMBRAPA Agroindústria de Alimentos”, localizada no estado do Rio de Janeiro, vem desenvolvendo corantes naturais, tendo como “matéria prima” frutas tropicais.

A partir das cascas de jabuticaba, jambo e jamelão os pesquisadores brasileiros criaram os corantes, que tem enorme potencial de uso nas indústrias de alimento, farmacêutica e cosmética. Os novos produtos, segundo os pesquisadores da EMBRAPA, “são ricos em antocianinas, pigmentos solúveis em água com um espectro de cor que vai do vermelho ao azul, chegando a tons de púrpura”.

Além do uso como corantes, os produtos resultantes da pesquisa, podem ser utilizados como suplementos alimentares e ingredientes naturais pela indústria de bebidas e alimentícia. Mais informações podem ser obtidas no site www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Apoiando as Exportações

A Apex-Brasil Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a CNI – Confederação Nacional da Indústria renovaram a “parceria para promover a inserção das pequenas e médias empresas brasileiras no comércio internacional.” Pelo acordo, “ao longo dos próximos dois anos, serão investidos R$ 14 milhões em missões prospectivas, comerciais e encontros de negócios no Brasil e no exterior”.

O “objetivo é atender no mínimo, 1,3 mil empresas, sobretudo de pequeno e médio porte, e que as ações resultem em R$ 300 milhões em exportações nestes dois anos”. Ainda em 2017, vão acontecer 27 ações, sendo 15 no Brasil e 12 no exterior, priorizando oito setores industriais: alimentos e bebidas, têxtil e calçados, máquinas e equipamentos, móveis e madeira, construção, químicos e farmoquímicos, além de tecnologias da informação e comunicação.

Loja do Futuro

Durante a “Feira Brasileira do Varejo” a se realizar no período de 12 a 14 de julho na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, será apresentada a denominada “Trend Store (Loja Conceito)” da Loja do Futuro.

A “loja conceito” apresentará uma serie de soluções, principalmente, com relação a: integração do conceito físico e digital (compra feita pela Internet e a entrega do produto sendo realizada na loja física); iniciativas e tecnologias, que aumentem as vendas e ideias para diminuição de custos operacionais. É uma boa oportunidade para ver esta e outras novidades administrativas e tecnológicas, relacionadas ao segmento de varejo.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube