Fechar

Fechar

Nova Legislação

Alexandre Moura. Publicado em 5 de janeiro de 2018 às 10:47

Foto: Paraibaonline

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

O ano começa com uma nova legislação sobre produtos vendidos em sites de e-commerce (comércio eletrônico). Trata-se da “Lei 13.543, que traz novas exigências para a disponibilização de informações sobre produtos vendidos pela Internet”.

Com as novas regras, “o preço dos produtos postos à venda nos sites têm de ser colocados à vista, de maneira ostensiva, facilmente legível (o corpo da letra não pode ser inferior ao tamanho 12) junto à imagem dos artigos ou descrição dos serviços”.

Os descontos também devem ser informados de forma clara ao consumidor. O objetivo é utilizar as mesmas regras a que estão sujeitas as lojas físicas.

As penalidades para quem descumprir a legislação podem ir até a remoção da loja virtual da Internet.

Doença Mental?

Segundo matéria publicada na revista internacional New Scientist (www.newscientist.com), especializada em noticias das áreas científica e tecnológica, na atualização do “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, publicado pela OMS – Organização Mundial da Saúde (a última atualização data de 2013) prevista para ser disponibilizada este ano, deve constar “pela primeira vez o vício em videogames”, como um “distúrbio mental”, que “deve ser classificado como uma condição de saúde séria a ser monitorada”.

Segundo a Associação Americana de Psicologia, entre as características “que podem indicar que o indivíduo sofre com o vício em videogames, estão ansiedade, sintomas de abstinência e comportamento antissocial”.

Certamente este assunto vai levantar muita discussão, em nível mundial, após a publicação do documento pela OMS.

Jogos Interativos

Por falar em jogos de computadores, a Startup (empresa iniciante) brasileira Playmove, “criou uma mesa de jogos interativos que auxilia na aprendizagem de crianças com dificuldades motoras e/ou físicas”.

Denominado de PlayTable, o equipamento funciona como um espécie de console educativo e personalizado e  “já está sendo utilizado em tratamentos na AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente, em escolas e consultórios médicos”.

A PlayTable pode ser utilizada por crianças a partir dos 3 anos de idade e portadoras de diversas patologias (e onde os jogos podem ser incluídos no tratamento), a exemplo de: paralisia cerebral, autistas, afásicos, síndrome de down, déficit de atenção e alteração do processamento auditivo. Excelente ideia!

Egito dos Faraós e Carros Elétricos

Segundo avaliação de cientistas ligados a “Universidade John Hopkins”, dos Estados Unidos, uma “tecnologia” utilizada “pelos antigos egípcios pode ajudar a revolucionar o mercado das baterias dos carros elétricos”.

Para os pesquisadores americanos, a técnica da época dos faraós pode ajudar a “produzir células combustíveis mais eficientes e mais limpas”.

A ideia tomou por base a “técnica egípcia de douramento”, utilizada por artesãos do antigo Egito para “cobrir materiais baratos, como o cobre, por exemplo, com finas camadas de metais preciosos, como o ouro, para criar joias e máscaras com um ar mais nobre e luxuoso”.

A partir daí, os pesquisadores americanos utilizaram a mesma solução “para revestir com uma camada bem fina de platina (de valor muito elevado), um núcleo muito mais barato de cobalto”. Reduzindo assim, a quantidade da cara platina utilizada nas atuais baterias dos carros elétricos, barateando o processo, e aumentando também, o desempenho das baterias, em até dez vezes.

Tudo indica que é um grande passo na consolidação dos carros elétricos, visto que as baterias ainda são o maior problema deste tipo de veiculo, devido ao preço e a duração da carga.

(*) Engenheiro Eletrônico

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube