...

Campina Grande - PB

Nome Nacional  

06/12/2017 às 12:14

Fonte: Da Redação

Por Evaldo Gonçalves (*)

Numa iniciativa da FURNE, o Professor Josemir Camilo de Melo, atual Presidente da Academia de Letras de Campina Grande, lança novo Livro sobre Aluízio Afonso Campos.

Dentre inúmeros dados daquele eminente homem Público, o autor ressalta a Genealogia, o Advogado, o Socialista, o Desenvolvimentista, o Político, enfim, o Escritor, traçando perfis daquele ilustre campinense, que foi fiel às suas origens telúricas e familiares.

Impossível dissecar um só desses Capítulos, bem expostos, em termos de sua vitoriosa trajetória de trabalho em favor de Campina Grande, da Paraíba e o do Brasil.

Limitar-me-ei a um depoimento: como Constituinte, em 1988, fui companheiro de Aluízio Campos na Comissão de Sistematização, cuja missão analisar as Emendas apresentadas pelos deputados Constituintes. A Presidência da importante Comissão coube a Fernando Henrique Cardoso, escolhido, por unanimidade.

Este convocou parlamentares para integrar a referida Comissão, tendo sido convidado o paraibano Aluízio Afonso Campos, diante de seus notórios conhecimentos de Direito Constitucional.

Tal convocação nos deixou muito envaidecidos. Aluízio Afonso Campos, na verdade, ao chegar à Brasília como Constituinte já era nome nacional, em função de sua participação na construção da SUDENE, ao lado, de outro não menos eminente paraibano, Celso Furtado.

Sua presença no Congresso Nacional, como Jurista, bem como sua condição de competente Economista, credenciou-o a colaborar com órgãos Federais, emprestando-lhes o talento de sua privilegiada inteligência.

Tão brilhante trajetória seria suficiente para a sua consagração, como campinense, paraibano e brasileiro. Todavia, se não tivesse apoiado a Fundação Universidade Regional do Nordeste, de Campina Grande, dando-lhe condições econômico-financeiras para o seu pleno funcionamento de atividades institucionais, certamente não se teria se considerado vitorioso.

A FURNE, de Edvaldo do Ó, outro gênio campinense, tem aberto suas portas para felizes iniciativas, como o fez, agora, com a Edição do importante Livro de Josemir Camilo de Melo sobre Aluízio Campos.

(*) Membro da APL e do IHGP 

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons