Fechar

logo

Fechar

Noaldo Ribeiro: A energia do sol

Noaldo Ribeiro. Publicado em 26 de março de 2021 às 21:28

Estava escrevendo umas linhas sobre a relação universidade X sociedade quando fui surpreendido com a alvissareira notícia vinda das hostes do Poder Público Municipal. Então, resolvi mudar o rumo do texto, aproveitando tão somente o parágrafo abaixo. 

Como espaço de produção do conhecimento, de formação e, por conseguinte, de inovação, a universidade traz em si a potencialidade de impactar a sociedade, promover o seu desenvolvimento, diminuir as desigualdades sociais e torná-la mais qualificada e ambientalmente saudável. Essa força torna-se maior quando, ao seu lado, se aliam outras instituições, formando laços de diálogos e convergência.

A este propósito, tomei conhecimento, por meio deste mesmo portal, que a Secretaria de Planejamento está iniciando estudos para constituição de uma usina solar no município. A ideia casa-se com a perspectiva de inserir a cidade no cenário atual, onde se reclama pela adoção de tecnologias não danosas ao meio ambiente e que, por outro ângulo, atenue os encargos do tesouro municipal de forma a aumentar a capacidade de investimento.

Quando o secretário Félix Neto anunciou a iniciativa, requerida pelo próprio prefeito, Bruno Cunha Lima, sinalizou que, num primeiro momento, a energia se destinaria a abastecer os prédios públicos, o que certamente provocaria um substantivo alívio aos cofres do município, podendo, em seguida, ser replicada para outros espaços, proporcionando racionalidade à matriz energética local.

O processo de construção dessa empreitada é, no dizer popular, para ontem. Por isso já se articulou uma videoconferência, envolvendo além do secretário Félix Neto, o deputado Pedro Cunha Lima, representantes do Insa\MCTI, vislumbrando formas alternativas de captação de recursos, pondo em pauta, também, possíveis parceria-público-privadas (PPPs).

Evidentemente que o desenho do empreendimento contará com a participação de outras secretarias, dado ao seu caráter transversal. Enfim, ficamos na torcida que no prazo mais breve possível a energia do sol chegue para nos iluminar. 

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Noaldo Ribeiro
Noaldo Ribeiro

* Sociólogo.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube