Fechar

Fechar

Museu Assis Chateaubriand

Evaldo Gonçalves. Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 13:11

Nenhuma outra homenagem mais merecida, prestada pela Paraíba ao grande revolucionário das comunicações do que a outorga do nome do paraibano de Umbuzeiro, Assis Chateaubriand, ao Museu da FURN, em Campina Grande.

Somente outro gênio, lutador das melhores causas de Campina Grande, Edvaldo de Souza do Ò, poderia ter tido tal iniciativa, ciente de que aquele Jornalista é precursor, no País, dos modernos meios de comunicação, detentor de inigualável audácia para implantação, no Brasil, dessas novas Tecnologias da Informação.

Ademais, Assis Chateaubriand cultivava a paixão pelas Artes, tendo sido fundador de importantes Museus, no País, e sua terra, a Paraíba, haveria de ser objeto dessas suas iniciativas, como o fora, na implantação de Emissoras de Rádio e Televisão.

Edvaldo de Souza do Ò, então Reitor da Fundação Universidade Regional do Nordeste, ao fundar o Museu de Arte Assis Chateaubriand como Órgão Cultural da FURN, conseguiu apoio para a nobre iniciativa, não faltando valiosas doações de obras de Artistas famosos, que hoje orgulham não só a instituição universitária, mas todo o País.

Outro detalhe: o prestígio de Assis Chateaubriand, graças à amplitude de suas amizades pessoais, conseguiu presenças do mundo político, cultural e financeiro, quando da inauguração do Museu de Artes da FURN, em Campina Grande.

Fato curioso: a presença de tão importantes representações não inibiu o comparecimento de tipos populares de Campina, e, dentre tantos, não poderia faltar a presença do Jornalista Luna Pequeno.

Quando dos apertos de mão distribuídos com os ilustres convidados, Luna Pequeno, ao cumprimentar ruidosamente o Senador Assis Chateaubriand exclamou: Doutor Chateau, como estão, o senhor, sua família, e seus negócios empresariais?   Folgo em cumprimentar o grande amigo.

Tal tom de intimidade obrigou o Superintendente dos Diários e Rádios Associados a perguntar ao interlocutor: de onde nos conhecemos?  Ele respondeu: da Televisão!

A gargalhada foi geral…

Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube