Fechar

Fechar

Mudar o nome ou mudar o rumo?

Gisa Veiga. Publicado em 27 de abril de 2018 às 10:03

Numa época em que muitas mulheres perderam o interesse de incluir em seus nomes de casadas o sobrenome dos maridos, eis que surge uma nova e esquisita moda: assumir como seu o nome do seu político favorito.

Sim, estou falando da moda que pegou entre os políticos petistas no Brasil de ponta a ponta e que já chegou à Paraíba através do deputado estadual Anísio Maia: incluir no nome que aparece nos painéis das Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Congresso Nacional o sobrenome Lula da Silva.

Há algo de muito estranho na turma de marqueteiros e pensadores por trás de algumas estratégias petistas. Uma delas é a virulência de postagens nas redes sociais, em que se atiram pedras contra todos os que não são eleitores fiéis do PT, mesmo que dentre eles possam estar inúmeros indecisos, simpatizantes e ex-eleitores magoados, porém não definitivamente rompidos. Isso poderá atraí-los ou afastá-los de uma vez por todas? O que de bom pode gerar o tom raivoso dessas postagens?

Outra estratégia que, na minha humilde opinião, não atrai nada de bom é essa inclusão do nome Lula da Silva. Sei que a intenção é homenagear o ex-presidente, ao mesmo tempo em que se protesta contra sua prisão. Resistir e protestar são atos mais que legítimos. Mas toda estratégia política precisa medir seus efeitos. Há que se perguntar: isso gera mais empatia ou soa como piada? Gera mais concordância ou mais kkk?

Não, não tenho resposta embasada em dados reais. Confesso que não. Mas a minha impressão como usuária constante de redes sociais é que essa atitude não aumentará o inconformismo público em relação aos destinos de Lula. Também não tornarão mais simpáticos os que aderiram a esse movimento.

Não pelo nome do líder, em si, que com sua enorme e inquestionável popularidade poderia agregar força política a quem aderisse ao novo modismo. Afinal, mesmo preso, Lula se mantém na absoluta liderança em apoio popular. O fenômeno está solto. Mas o que muitas vezes acontece é que esse tipo de comportamento é visto com galhofa ou comparado a um fanático culto à personalidade do ex-presidente. Some-se a isso o fato de fixar seu nome como a única alternativa da legenda, o que poderá ser um tiro no pé neste ano de eleição.

Com Lula preso – ou mesmo se conseguir habeas corpus – e inelegível, qual o nome que o PT pretende trabalhar como alternativa? Como assim “preferimos não pensar em outra alternativa?”, como se essa birra fosse mudar o rumo das decisões do TSE?

É hora do PT e das esquerdas unidas pensarem em alternativas reais e darem um tempo nessas campanhas cosméticas inócuas. Estamos a menos de seis meses das eleições. Que tal sair da ficção?

API

Apesar de enxergar com carinho o nome de João Pinto para a API, em quem votei anteriormente, quero declarar meu voto em Sandra Moura. Ela sabe equilibrar muitíssimo bem suas convicções políticas com a pluralidade de ideias que formam uma associação de jornalistas como a nossa. E não me venham com argumentos rasos do tipo “ela não é do batente”. É, sim, Sandra militou muito tempo na imprensa paraibana e baiana, hoje é professora universitária, escritora e, por isso mesmo, por essa larga visão que alcançou no batente e na academia, consegue ter um olhar diferenciado, de longo alcance e de um apuro democrático que poucos conseguem nesses tempos de guerra verborrágica na internet. E outra coisinha básica: estamos falando de API, não de sindicato, minha gente.

Que tal exercitar argumentos mais densos?

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Gisa Veiga

Gisa Veiga é jornalista profissional (formada pela UFPB) e advogada (formada pelo Unipê), com experiência em jornalismo impresso, internet, televisão e assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como assessora de imprensa na Assembleia Legislativa e apresentadora do programa Sobretudo, da TV Master.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube