Fechar

Fechar

Mestre Moaci Alves Carneiro

José Mário. Publicado em 24 de novembro de 2017.

Eu era aluno do curso de Letras da Universidade Regional do Nordeste e cursava uma disciplina intitulada Introdução à Antropologia Cultural, ministrada, competentemente, pelo Professor Eufrásio de Arruda Câmara, cujas aulas eram fecundadas pelo signo da reflexão dialética aguda e sumamente enriquecedora. Na oportunidade, precisei fazer uma pesquisa sobre a cultura brasileira, tanto em suas manifestações eruditas quanto populares. Objetivando ampliar o meu repertório de informações sobre a matéria em foco, recorri ao Professor Moaci Carneiro, que, gentilmente, me recebeu em sua aprazível residência localizada na Rua do Sol, no Bairro de Santa Rosa. Em meio ao edificante diálogo que travou comigo, o mestre Moaci Carneiro me propiciou o acesso a um luminoso ensaio de Darci Ribeiro sobre os processos constitutivos da cultura brasileira, o que me foi de grande valia na abordagem que realizei e que recebeu do Professor Eufrásio positiva apreciação.

Mais tarde, votei e procurei conquistar alguns votos para o mestre Moaci Carneiro, que, na ocasião, pleiteava uma cadeira na Casa de Félix Araújo, projeto político esse que somente resultou malogrado porque faltou à cidade de Campina Grande o discernimento necessário para fazer do notável educador campinense e brasileiro, um dos seus representantes no parlamento mirim de nossa cidade.

Meu recorrente interesse pela magnífica obra do mestre Moaci Carneiro prosseguiu na leitura de vários dos seus consagrados livros, a exemplo de Mudar o Cotidiano; Extensão Universitária – Versão e Perversão; Português para a Universidade, O Nó do Ensino Médio, dentre outros que cartografam a sua brilhante trajetória universitária. Mais do que um educador sumamente competente e portador de um currículo emblematizado por grandes conquistas e por uma sólida formação intelectual haurida em grandes universidades europeias, o mestre Moaci Carneiro é um humanista radicalmente apaixonado pela educação, um genuíno devoto da educação, alguém que nutre a firme e indeclinável convicção de que somente a educação é capaz de produzir as transformações de que a sociedade carece para atingir os desejados e possíveis patamares de cidadania plena e plenificadora justiça social.

Sem educação, vaticina o mestre Moaci Carneiro, o presente de uma dada sociedade é traumático, e o futuro, mais do que incerto, simplesmente, inexiste. Pesquisador incansável, o mestre Moaci Carneiro, em mais uma das suas mais recentes passagens por Campina Grande, lançou, no dia vinte e cinco de abril/2015, na aconchegante Livraria Nobel, com o cálido afeto dos seus amigos, multiplicados admiradores, e com o selo consagrado da Editora Vozes, a vigésima terceira edição do seu vitorioso livro LDB fácil, no qual, ancorado no aticismo de sua elegante linguagem e no exaustivo conhecimento que possui do intrincado labirinto da complexa legislação que disciplina o indisciplinado sistema educacional brasileiro, o mestre Moaci Carneiro lê, analisa, interpreta, exaure, numa abordagem crítico-compreensiva, a nova lei de diretrizes e bases da educação nacional. E o faz com a mente cartesiana e a inteligência privilegiada de que é portador, mas sem abrir mão de um coração aquecido pelo amor ardente e pela desmedida paixão que consagra ao fascinante e complexo universo da educação.

Ser numeroso e multiplicado em seus diversificados fazeres intelectuais, mestre Moaci Carneiro é, sobretudo, um consagrado produtor dos signos da qualidade estético-científica em tudo quanto produz; os únicos que podem, efetivamente, contribuir para o real engrandecimento do homem, tanto em sua dimensão particular quanto em sua inserção no tecido comunitário. Eis, aqui, o mestre Moaci Carneiro, o indeslindável consórcio entre a utopia do educador e o educador da utopia, de mãos dadas, inseparavelmente.

No próximo dia trinta do mês em curso, o mestre Moaci Carneiro receberá da Câmara Municipal de Campina Grande o título de cidadão campinense, homenagem mais do que justa ao notável intelectual paraibano, orgulho de todos nós.

 

Por José Mário da Silva

Docente da UFCG / membro da Academia Paraibana De Letras

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

José Mário

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube