Fechar

Fechar

Melodias e Orquestrações Líricas…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 1 de setembro de 2016 às 22:52

Sobre o Economista, a Paraíba dá seu testemunho: Arlindo Almeida por onde andou deu provas de competência administrativa e conhecimentos de Economia, fazendo do Serviço Público ou Privado sua missão de Vida.

É cultor da Música Clássica, cujos valores imortais entretêm suas horas de lazer. A Poesia é sua prática mais recente. Precisou publicar um Livro Sobre Amor e Outras Coisas, para que essa inspirada vertente viesse a correr… E veio caudalosa em 61 páginas!

Sua modéstia, na Introdução do Livro, pretextou que a Literatura, por não obedecer a rimas e compassos, seria mais fácil de exercitar do que a Música, que tem que regras pré-fixadas. Foi rechaçado pelo Escritor Ricardo Soares, no Prefácio do Livro, pois na sua obra poética, Arlindo Almeida, sem preocupação com métrica e rima, exercitou a Poesia com Engenho e Arte, não faltando, inclusive, melodias e orquestrações líricas.

Se não houvesse outras manifestações culturais comprovando os talentos de Arlindo Almeida, justificaria seus pendores poéticos a simples leitura dos títulos de seus Poemas, onde afloram seus melhores sentimentos líricos que marcam definitivamente sua presença na Literatura pátria.

Dentre outros: ¨Tens como o mar, reentrâncias quais bahias, talvez golfos, a revelar mistérios novos a cada momento; baía de todas as esperanças, porto seguro, quem sabe; e o Vale entre os dois Montes, palcos de tantos embates; e a boca a soprar emoções, sussurrante como o vento que embala e faz sonhar; e as cachoeiras das emoções contagiantes que contrariando a lei da gravidade levam para cima as torrentes do Rio Paixão; e o lado oriental posterior, do qual nada foi dito?; pernas nem grossas, nem finas, pois na medida exata; tens o poder de dominar os elementos, a fúria da minha natureza.

                Quem inspira emoções, sem rima ou métrica, com tais temas, é Poeta aqui e alhures!!!

                Evaldo Gonçalves é da APL e IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube