Mário Tourinho: Que JP jamais seja uma RJ!… Como pensam a CMJP e a ALPB?!…(I)

Mário Tourinho. Publicado em 10 de maio de 2021 às 21:10

Viram o massacre acontecido na 5ª feira, 6 de maio, na comunidade de Jacarezinho, no Rio de Janeiro?!… (Segundo o  noticiário, morreram mais de 20 pessoas, incluído um policial).

Também viram as imagens, inclusive aéreas, de como é essa comunidade de Jacarezinho?!…

          Acham, com base em tais imagens nada urbanísticas (portanto um lugar construído sem o mínimo planejamento), que a esse lugar pode-se dar o conceito de “habitável”?!… (E nem me atrevo a substituir a palavra “habitável” por “lugar propiciador de qualidade de vida”).

Mas, todos sabemos que o Rio de Janeiro não só tem um lugar com essa mesma desqualificação habitacional, como Jacarezinho!… Também tem Rocinha, Complexo  do Alemão… e outros mais!     

           Os pessoenses, de nascimento e/ou por escolha residencial, queremos uma João Pessoa com comunidades assim, similares àquelas do Rio de Janeiro, como as aqui já  citadas?!…

Claro, por óbvio mesmo, que não!

E sabendo que a cidade do Rio de Janeiro – que hoje em dia tem pouco de “maravilhosa” – encontra-se nessa lastimável situação porque a ela faltou um planejamento competentemente urbanístico, inclusive com regras de controle expansional, os pessoenses desejariam uma João Pessoa assim, com aquela desqualificação habitacional?!… Vale repetir: – Claro, por óbvio mesmo, que não!

Se é esse o pensamento e a real vontade dos pessoenses, temos todos de refletir e debater: – como e o que fazer para que João Pessoa, em um tempo mais pra frente, não esteja também assim, habitacionalmente desqualificada, como o Rio de Janeiro?!…

O que pensam, a respeito deste assunto, os vereadores pessoenses e os nossos deputados estaduais?!…

Menciono também os deputados estaduais, sejam quais forem suas cidades de origem, porque, em razão do mandato legislativo, todos eles são residentes da capital do estado, sede político-administrativa da Paraíba!… E a esses parlamentares reporto-me por meu pensar ser o de que o encaminhamento de uma solução para que João Pessoa não se deixe ficar como uma Rio de Janeiro só ocorrerá com a interiorização do desenvolvimento.

            Quanto a esta interiorização do desenvolvimento, ela, a esta altura, só se efetivará com a interiorização da capital da Paraíba, como ocorre com a maioria das capitais dos estados dos Estados Unidos da América 

.       Consequentemente, uma reflexão e sobretudo uma decisão assim, dessa ordem e natureza, tem de passar, em primeiro momento, pela Câmara Municipal de João Pessoa mediante amplo debate para refletir se a hipótese de perder essa condição de sede do governo estadual prejudicaria a qualidade de vida propiciada ao seu povo ou se beneficiaria!… Depois, ou seja, o segundo momento, seria da Assembleia Legislativa para, inclusive, a decisão de natureza constitucional, pertinente ao caso.

  Na parte II deste texto mencionarei a cidade paraibana que entendo como a mais adequada para constituir-se como capital do Estado. Agora, para concluir esta parte I, só questiono o seguinte: – como pensam a Câmara Municipal de João Pessoa e a Assembleia Legislativa do Estado a respeito deste assunto?!… Têm disposição (pra não dizer “coragem”) de promoverem o debate a respeito?!…

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube