Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: Para coronel Euller, nossa continência!

Mário Tourinho. Publicado em 14 de outubro de 2020 às 11:33

O Coronel Euller a quem nos referimos é o Euller Chaves, comandante da Polícia Militar da Paraíba. Quanto à forma plural da “continência”, inscrita no título destes escritos (“nossa”), assim está colocada porque entendemos que essa saudação (que muitos só a imaginam no campo militar, caracterizando respeito e apreço aos superiores) é bem mais ampla, ou seja, também significa reconhecimento, aplauso e admiração, inclusive dentro do segmento civil, de uma pessoa em relação a outra, independentemente, pois, do nível hierárquico. E o coronel Euller tem sido merecedor, sim, da “continência” que lhe expressa toda a sociedade paraibana em razão da maneira como tem comandado a Polícia Militar da Paraíba, destacando fazê-lo sem autoritarismo e sem arrogância, e sim, sobretudo, com uma simplicidade que se confunde com humildade.

Colocamos, aqui, um só exemplo dentre tantos que, se houvesse espaço para tal, poderíamos enfatizar:

– Recentemente a imprensa paraibana deu especial destaque à “Cartilha de Procedimentos Operacionais Eleitorais” publicada pela Polícia Militar da Paraíba em face das eleições de 2020, como instrumento de orientação a todos os seus integrantes para que bem atuem diante das principais condutas proibidas durante o processo eleitoral. Ouvindo uma emissora de rádio que entrevistava Coronel Euller sobre referida Cartilha e respondendo a uma pergunta/elogio que o repórter lhe fizera sobre a mesma publicação, ele – Coronel Euller – simplesmente enfatizou a parceria feita por sua Corporação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), como que a este atribuindo as boas lições ali contidas. E não esqueceu de também reverenciar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao chamar a atenção de que aquela Cartilha foi confeccionada em consonância com as orientações dos Tribunais aos quais o processo eleitoral está afeto.

Dissemos, antes, que Coronel Euller tem-se demonstrado uma autoridade que não age com autoritarismo. E entendemos que nosso público-leitor sabe bem distinguir autoridade de autoritarismo. Aliás, o autoritarismo não combina, muito menos caracteriza, (com) o verdadeiro líder, este excepcionalmente adepto do formato “autoritário”, que apresenta resultados bem menos positivos que o formato “democrático”. Em nossa avaliação, portanto, a Polícia Militar da Paraíba conta com um comandante geral, líder democrático, ao qual temos de prestar nossa “continência”!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, atual presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube