Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: Os ônibus não são os “vilões” da covid-19, não!

Mário Tourinho. Publicado em 26 de março de 2021 às 9:50

O amigo/jornalista Ruy Dantas foi quem me enviou o “link” de uma matéria sobre uma pesquisa cujo resultado aponta que os ônibus do transporte coletivo não são os “vilões” da propagação do novo coronavírus, não! A contaminação relativa à covid-19 pode ocorre nos ônibus tão igualmente quanto ocorre nos outros lugares em que haja proximidade de pessoas. Mas, nos sistemas de transporte coletivo, organizados e bem gerenciados como os das cidades de João Pessoa e Campina Grande, o grau de contaminação efetiva-se em índice até menor que em outros ambientes!

A pesquisa, a que se refere esse “link” enviado por Ruy, efetivou-se   tomando por amostra nada menos do que 17 sistemas de transporte coletivo  urbano do país, que, a exemplo das cidades paraibanas, adotam medidas preventivas de higienização dos veículos, tanto nas garagens como ao final das viagens, e disponibilizam álcool gel para o acesso dos passageiros aos ônibus, além  da exigência individual do uso de máscaras.

Como Ruy Dantas meu bom amigo é e muitos sabem deste fato, assim como o de que profissionalmente já atuei no transporte coletivo, não quis ficar limitado só a esta pesquisa brasileira, não! Também me lembrei das conclusões de uma outra pesquisa, esta bem anterior e realizada no exterior, lá longe, na China (cidade de Chongquin). Demonstrou que o passageiro, mesmo que infectado, mas estando de máscara e adotando os outros cuidados relativos ao caso, não contamina, não!

Estudo similar ao da China foi feito no Japão, tendo a mesma conclusão, qual seja: – com os veículos devidamente higienizados, com os passageiros usando máscaras e praticando os outros cuidados recomendados, a irradiação do novo coronavírus só se dá em igual grau do que ocorre nos outros lugares.

O que estaria faltando aqui, em nossas cidades, e que as populações da China e do Japão já adotam?!…

– Que os passageiros evitem conversar dentro dos ônibus e igualmente, por consequência, evitem atender telefonemas! O silêncio, que, neste caso, é recomendado, funciona para reduzir a carga viral a que as pessoas estão expostas.

A propósito, bem que nossos Governos poderiam fazer uma campanha de conscientização nesse sentido, afinal o transporte coletivo é um serviço essencial que a maioria da população dele muito depende para seus deslocamentos diários, mesmo em tempo de restrições de mobilização!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube