Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: Oh, Deus, cria-nos um líder democrata!

Mário Tourinho. Publicado em 22 de abril de 2020 às 9:33

Paraíba Online • Mário Tourinho: Oh, Deus, cria-nos um líder democrata!

Perdão, meu Deus, por vos fazer um pedido tão simples quanto, também, tão difícil, e que corresponde, em face do vazio que existe no país, à criação de verdadeiro(a)s líderes que, como tais, possam unir o povo brasileiro!

Peço-vos, pois, que transforme e enriqueça socioculturalmente o(a)s líderes “oficiais” já existentes –  na maioria políticos com ou sem mandato – e a ele(s) conceda as virtudes do altruísmo, do real espírito público, espírito coletivo, fazendo-o(a)s, inclusive, deixar de enxergar só seus próprio  umbigos, que os levam a pensar – sempre assim – só na próxima eleição, desconsiderando, por consequência, as finalidades da Nação, do Estado, do Município e a necessidade de paz e de trabalho para o  alcance dessas finalidades!

Entre o(a)s atuais líderes “oficiais”, inclua, igualmente, Senhor Deus, os chamados membros do Poder Judiciário, aos mesmos reforçando, além da competência e senso de justiça, o agir com a discrição própria a todo(a) magistrado(a), o que inclui obediência às regras disciplinares  e/ou hierárquicas de modo a que jamais se confunda um pronunciamento ou posicionamento pessoal desses “membros” com o da instituição que integram! São pronunciamentos que parecem de cunho político, caracterizando um desserviço à instituição de que fazem parte e ao próprio povo.

Sou convicto, Senhor Deus do Universo, de vossa onipresença, onisciência e onipotência. No entanto,  devo  dizer que nessa vossa concessão de tão desejada graça em favor do povo brasileiro, dedique vosso tempo diretamente a estes líderes “oficiais” aqui já referidos,  principalmente aos que estejam exercendo ou pretendam exercer funções de presidente, governador, prefeito, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador.

Sabeis, Senhor, que a Democracia é o regime que mais exige disciplina (obediência às suas próprias leis), exigindo, também, harmonia entre seus Poderes independentes e na convivência entre os seus concidadãos. E exige, de igual modo, coordenação como seu essencial requisito. Sim! Coordenação sobretudo para que, entre os três Poderes, cada um com sua atuação independente, possam estar harmônicos para o agir em favor da Nação, do Estado e/ou do Município. Tradicionalmente, até porque a questão dos recursos financeiros tem o comando original no Poder Executivo, o representante deste Poder precisa ser um agente devidamente capacitado, em todos os sentidos, para a missão articuladora em relação aos demais, ou seja, precisa ser um verdadeiro líder… líder  democrata, que está em falta no Brasil de hoje.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube