Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: O último dos moicanos (I)

Mário Tourinho. Publicado em 8 de abril de 2020 às 13:24

Paraíba Online • Mário Tourinho: O último dos moicanos (I)

Somente A União continua, aqui na Paraíba, a importante missão de noticiar e emitir opinião como jornal impresso, isto – em seu caso – há 127 anos, ou seja, foi o primeiro veículo de comunicação, neste gênero, em nosso Estado, e está constituindo-se, neste particular, em “o último dos moicanos”.

Até o dia 4 do mês em curso também contávamos, em circulação, com o Jornal Correio da Paraíba, que, como escrito na nota que fez publicar em sua última edição, correspondeu, realmente, a “uma história de lutas, conquistas, resistência e muitas vitórias” e que durante 66 anos liderou várias campanhas em prol da terra paraibana, tanto no campo cultural quanto social e sobretudo econômico, e na defesa da Democracia.

Neste tempo do Correio da Paraíba como jornal impresso, também acompanhamos o importante trabalho, como veículos de comunicação de igual formato, de O Norte, Jornal da Paraíba, O Momento, A Tribuna… Já bem antes haviam encerrado suas atividades, como que não resistindo à mídia digital. Entretanto, o Correio da Paraíba, pela garra de sua equipe coordenada pelo empresário Roberto Cavalcanti, vinha resistindo, redescobrindo-se, superando adversidades de situações ou planos econômicos, porém, foi surpreendido e atingido pela crise do covid-19, que tem derrubado pessoas físicas e jurídicas no mundo inteiro.

Logo no dia seguinte ao da última edição do Correio da Paraíba, ou seja, no domingo 5 de abril corrente, lemos, em A União, a crônica de Martinho Moreira Franco que teve por título “Amanhã será outro dia”. Ele não se referia ao Correio da Paraíba, mesmo porque quando a escrevera não tinha a menor ideia de que o CP encerraria suas atividades. Ele – Martinho – reportou-se à passagem de seu aniversário natalício (o dele, Martinho), que ocorreria na segunda feira, dia 6, completando – como completou – 74 anos de uma vida que alegra a todos quantos o lê e especialmente aos seus amigos e familiares. Mas, sem pretender, também deixou a esperança de que “Amanhã será outro dia” e – quem sabe? – esse “amanhã” venha até com um ressurgir do Correio da Paraíba para que, junto à A União, represente a esperança de mais um moicano na preservação do jornal impresso, sem dúvida, ainda o meio de maior fixação da mensagem transmitida, conforme pesquisa realizada em 2018 pela Folha de São Paulo.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, atual presidente da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube