Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: Mulheres (e Academia) que inspiram

Mário Tourinho. Publicado em 21 de março de 2021 às 9:42

Permitam-me inicialmente me reportar à palavra que, no título destes escritos, está entre parêntese: “Academia”. E neste caso, especificamente, me reporto à APCA (Academia Paraibana de Ciência da Administração), embora reconhecendo – e aqui registrando – que todas as Academias, particularmente as sediadas na Paraíba, são, também, por suas próprias origens, muito inspiradoras, a partir da pioneira, a APL (Academia Paraibana de Letras) e a AFLAP (Academia Feminina de Letras e Artes da Paraíba).

Entretanto, particularizo a APCA porque, com apenas dez anos de funcionamento (a completar em julho vindouro), já desponta como uma instituição das mais ativas e fiel executora de suas finalidades estatutárias: difusão do conhecimento técnico-científico no campo da administração.

Mais que isto: – dentre seus atuais 31 membros, já conta com 9 mulheres, todas de excepcional competência profissional, dentre elas as que na atual gestão administrativa ocupam as cadeiras de presidente (Luciana Rabay) e de vice-presidente (Luciane Albuquerque).

E é oportuno dizer que estas duas dirigentes, diretamente assessoradas por uma outra acadêmica (Emanoella Toscano), encabeçaram a organização e efetivação da “live” acontecida neste recente sábado, 20 de março, em sequência às comemorações – que ocorrem neste mês – em homenagem às mulheres.

O respectivo evento denominou-se “Mulheres que inspiram” e foi plenamente exitoso, consequentemente muito aplaudido, tanto por sua organização quanto, especialmente, pelo conteúdo apresentado pelas extraordinárias expositoras convidadas, a saber:

– I) Luciene Laranjeiras, administradora, professora da UFPB, conselheira do CRA-PB e delegada deste mesmo órgão na cidade de Bananeiras/PB, atuando também nas áreas de produção, estratégia, tecnologia, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade;

– II) Mariana Soares, farmacêutica com pós-graduação em administração de empresas e em gestão empresarial, sendo a franqueada da Roval Pet em Campina Grande;

– III) Priscila Mendonça, administradora, atual diretora do programa de microcrédito da PMJP e integrante do projeto de extensão da UFPB no campo da educação financeira voltado para mulheres vulneráveis.

Ainda sobre a APCA, em relação à qual já foi dito que em seu quadro de 31 membros (e que pode expandir-se até 46) já conta com 9 mulheres, está muito presente a intenção, especialmente por parte dos 22 integrantes masculinos, para que essa Academia não só fique no discurso da igualdade de gênero e sim que se empenhe para fazê-lo, significando que doravante mais priorizará o acesso de acadêmicas. Afinal, está provado que a presença da mulher também em uma instituição dessa natureza, quanto maior, funcionará bem melhor! Como já expresso, são “mulheres que inspiram”.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube