Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: Jefferson x STF: “Que país é esse?!…” (I)

Mário Tourinho. Publicado em 29 de maio de 2020 às 21:09

O Jefferson, no título referido, é o Roberto… Roberto Jefferson, deputado federal/RJ por 22 anos, cuja sequência de mandatos foi interrompida com a sua cassação pela própria Câmara dos Deputados (313 x 156 votos), depois de sua condenação judicial por “corrupção passiva” e “lavagem de dinheiro”, com a pena de 10 anos de prisão, reduzida pra 7 anos em regime semiaberto porque se tornou “delator” no processo denominado “mensalão”.

E em março de 2016 foi “indultado”, pelo que, “perdoado”, voltou à atividade político-partidária, estando, desde abril daquele mesmo ano, como presidente do PTB, sucedendo sua filha, Cristiane Brasil, que, em nome do partido, fechara questão a favor do “impeachment” de Dilma Russeff, instrumento este, então, considerado, pelo próprio Roberto Jefferson, como legítimo na Democracia.

Nessa caracterização de um “embate” contra o STF, poderia, em vez de Jefferson, ter posto outros nomes, como o de Olavo de Carvalho (considerado como o “guru intelectual de Jair Bolsonaro e de seus filhos”), ex-integrante do Partido Comunista Brasileiro, mas, já nos anos 90, arrependido, tornou-se um dos mais severos críticos da “esquerda” e da “imprensa brasileira”.

Em seu livro “O imbecil coletivo” e por entrevistas ou palestras, enfatiza que os da esquerda estariam “corrompidos pela autointoxicação ideológica, alçando-os a posições muito superiores aos seus méritos”. Seus “opositores” utilizam essas suas manifestações como bem apropriadas, também, aos que manifestamente se apresentam como da “direita”.

A propósito, atribui-se a Olavo de Carvalho o surgimento da “nova direita brasileira”, ele que é severo crítico do desarmamento civil e nestes recentes dias defendeu a institucionalização da pena de morte para à mesma ser condenado o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Nossa pretensão, porém, com este texto, é destacar uma manifestação de Roberto Jefferson, recente, sobre o STF, em que propôs a “demissão de todos os seus atuais 11 membros”. Isto nos trouxe à lembrança a canção de Renato Russo, “Que país é esse?!…”. Mas, fica para a parte II deste texto.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube