Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: De Francisco Fernandes, sobre o Prêmio ABL de Poesia

Mário Tourinho. Publicado em 26 de abril de 2021 às 22:10

Francisco Fernandes é o nome do leitor que nos enviou mensagem nos seguintes termos:

          – “Mário Tourinho, permita-me apenas uma correção nesse seu pertinente artigo (Prêmio ABL de Poesia para Erasmo/Roberto Carlos): – a música e letra da poética expressão ´como dois e dois são cinco´ é de Caetano Veloso”. 

No referido artigo disséramos que aquela canção (Como dois e dois) tinha como autores Erasmo e Roberto Carlos, porquanto ela ficara fixada em nossa memória, desde sua origem (1971), na voz de Roberto Carlos!… Logo depois Maria Bethânia também a gravou e Caetano Veloso só o fez em 2014. Daí o motivo de estarmos com aquela (falsa) ideia – agora corrigida por Francisco Fernandes – de que a canção “Como dois e dois” fosse da autoria de Erasmo/Roberto Carlos, quando seu autor é Caetano Veloso (repetimos: conforme a correção que nos fez Francisco Fernandes). 

Valendo-nos desta referência à oportuna observação feita por Francisco Fernandes, veio-nos à tona uma outra “falsa ideia” que tínhamos em relação  a uma outra canção que, desde sua origem (também 1971), imagináramos ser autoria de Caetano Veloso em homenagem a Roberto Carlos, quando agora constatamos ser o contrário: – a autoria é de Erasmo/Roberto Carlos em homenagem a Caetano Veloso.

Corresponde à canção “Debaixo dos caracóis de seus cabelos”, na qual, em um de seus trechos, está bem caracterizado ser mesmo uma homenagem a Caetano Veloso quando este, em exílio, encontrava-se em Londres: – “As luzes e o colorido/ Que você vê agora/ Nas ruas por onde anda/ Na casa onde mora/ Você olha tudo e nada/ Lhe faz ficar contente/ Você só deseja agora/ Voltar pra sua gente”. 

Igualmente por canções como “Debaixo dos caracóis de seus cabelos”, que não deixa de ser também uma manifestação política àquela época, essa dupla Erasmo/Roberto Carlos adequa-se aos critérios da Academia Brasileira de Letras para terem seus nomes aprovados para receber o “Prêmio ABL de Poesia”, especialmente em um ano como este de 2021 em que ambos completam 80 anos de vida, em cuja maior parte dedicada a produzir canções que tanto propiciam boas emoções ao povo brasileiro!

Como no texto anterior já disséramos, Roberto Carlos completou 80 anos no recente 18 de abril, quando no Brasil inteiro houve muitas manifestações de carinhosos e agradecidos “parabéns pra você”! E os 80 anos de Erasmo Carlos completam-se em 5 de junho vindouro! 

Nossa expectativa (torcida, mesmo) é que esta sugestão chegue à Academia Brasileira de Letras, pelo que até pedimos que entidades como a Academia Paraibana de Letras possam fazer tal encaminhamento. Já se pensou com que “força” esta sugestão de reconhecimento ao  conjunto da obra e consequente premiação a Erasmo/Roberto Carlos  chegaria à ABL?!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube