Fechar

logo

Fechar

Mário Tourinho: À atenção do Dnit, Semob-JP e Semob-Cabedelo

Mário Tourinho. Publicado em 4 de novembro de 2020 às 8:18

O título acima pode causar estranheza aos próprios órgãos nele citados, vez que se acostumaram a atuar quase sempre de forma separada, sem que um “dê bolas” ao outro, cada qual cuidando tão só do que suas finalidades originais definam. Ou seja: não consideram a missão interinstitucional que muitas de suas atividades exigem.

E um exemplo disto é a BR-230 no trecho que passa por dentro de João Pessoa e de Cabedelo, constituindo-se, em realidade, bem mais em uma grande via urbana do que uma BR em suas características originais. Essa via é, portanto, nos tempos de hoje, bem mais utilizada com finalidades de deslocamentos urbanos, sejam pelos residentes em João Pessoa (Bessa, Oceania etc), sejam pelos residentes em Cabedelo (Intermares, Poço etc).

Logo, se é esta a realidade, por que não a Semob-JP e a Semob-Cabedelo interagirem e articularem com o Dnit para a solução dos “gargalos” que possam ocorrer (e têm ocorrido) e, consequentemente, beneficiarem os habitantes desses dois municípios que mantêm as respectivas Prefeituras?!

São vários os “gargalos” que aqui poderiam ser listados. Mas, neste momento menciono apenas dois:

– Um é a dificuldade de acesso a uma das grandes lojas cujo endereço corresponde à BR-230 – km 13,5. Sem que haja qualquer pretensão de “fazer publicidade”, seu nome é Home Center Ferreira Costa. Quem se dirija na direção Cabedelo/João Pessoa (ou seja, saindo do Bessa ou de Intermares) e que pretenda dirigir-se a referido estabelecimento comercial, pela BR-230 passa bem na frente desse Home Center e a uns 300 metros existe um contorno! Qual a ideia que vem à tona?! – “É aqui que devo contornar!”. Só que assim procedendo não atinge o portão de entrada desse estabelecimento. E isto exige que volte à BR-230, novamente passe pelo Ferreira Costa e se desloque por mais 3,5 km até alcançar o contorno próximo da Honda! Esse ir e vir resultam em 7,0 km que, para percorrê-lo, implica também em consumo de combustível. Questionei a Gerência do referido Home Center sobre o assunto. Respondeu que o Dnit informou que uma providência só virá após a conclusão das obras que se realizam (realizam-se mesmo?!) na referida rodovia. Quando?!…

– O segundo caso refere-se ao acesso à BR-230 pelos veículos advindos do Bessa, naquela parte bem em frente à AMEM. Como seria bom que a Semob-JP e Semob-Cabedelo fossem “a campo” constatar quão dificultoso e perigoso é esse acesso e, em nome dos pessoenses e cabedelenses, articulassem o Dnit para que venha logo uma solução que ponha fim a esse “gargalo”!… Todos sabemos que esses três órgãos públicos têm capacidade técnica para tal!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube