Fechar

Fechar

Livro

Alexandre Moura. Publicado em 27 de maio de 2017 às 8:26

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Com o título: “Tecnologias de Convivência com o Semiárido Brasileiro”, foi recentemente lançada pela Editora da Universidade Federal de Campina Grande, com o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, uma importante obra voltada para quem lida com o semiárido, principalmente, nos longos períodos de seca na região. O livro, organizado pelos pesquisadores José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, Dermeval Araújo Furtado e Paulo Roberto Megna Francisco, apresenta uma coletânea de tecnologias capazes de minimizar as perdas dos pequenos produtores rurais, durante o período de seca no Nordeste. Na obra, além de informações sobre a conservação dos recursos naturais do semiárido, são apresentadas “técnicas para captação, armazenamento e utilização da água, bem como informações para produção de alimentos para consumo humano e animal”. Vale a pena ler!

Prêmio Jabuti

Por falar em livro, a CBL – Câmara Brasileira do Livro abriu inscrições para a “59ª edição do Prêmio Jabuti”, tradicional premiação do segmento editorial nacional. Este ano, o premio terá 29 categorias, dentre elas uma voltada para “Livro Brasileiro Publicado no Exterior” (que terá apoio da APEX Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e outra com foco em “Histórias em Quadrinhos”. Mais informações sobre o Prêmio Jabuti e como fazer inscrição para concorrer (até o próximo dia 18 de julho), visite o site http://premiojabuti.com.br.

Carros sem Motoristas

O advento da tecnologia dos “carros sem motorista” ou mais propriamente, de “carros de condução autónoma“ (tema já abordado anteriormente neste espaço) e já sendo testada em vários países, trás outras implicações além da questão de segurança. Esta inovação tecnológica vai acarretar também, o fim de algumas profissões existentes hoje. Obviamente, desempregar “motoristas” é o primeiro impacto, entretanto o advento deste tipo de veículo, vai atingir o mercado de trabalho em outras áreas “ligadas ao uso de automóveis”, a exemplo dos serviços de “rádio táxi” (já sob pressão do Uber), pois os carros autônomos podem também “conversar” com o cliente através de smartphones e ser solicitado (como no Uber hoje em dia, que por sinal, no futuro, não vai precisar/empregar motoristas) sem a interferência de um humano neste processo. Outros empregos também vão diminuir ou desaparecer, como os instrutores nas autoescolas (pela diminuição na formação de motoristas), condutores de viaturas especiais, de emergência ou de trabalho (agrícola e industrial) todos passíveis de diminuir a “empregabilidade de pessoas”, graças à automação que essas viaturas conquistarão, podendo passar a desempenhar a sua missão, sem a intervenção do homem. Outro setor, que vai sentir o impacto dos carros de condução autônoma, é o de fiscalização de veículos, afinal para que policiais de trânsito se os carros vão “obedecer” todas as regras e legislação de trafego? Tudo isso é ficção? Não! Será realidade em pouco tempo.

Inovação na Indústria

Nos dias 27 e 28 de junho, em São Paulo, capital, a CNI – Confederação Nacional da Indústria e o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, vão realizar o “7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria”. No evento, que reunirá líderes empresariais, autoridades e especialistas em inovação do Brasil e do mundo, vão ser apresentadas e discutidas, “as maiores tendências em inovação e tecnologia digitais, e como impactarão a indústria brasileira e sua capacidade de competir internacionalmente”. O congresso faz parte da agenda da “Mobilização Empresarial pela Inovação”. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.congressodeinovacao.com.br

____________________________________________________________________________

*Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A e VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube