Jornalista Gisa Veiga: O cheiro de um jornal

Gisa Veiga. Publicado em 4 de abril de 2020 às 21:30

Primeiro foi O NORTE. Depois foi o JORNAL DA PARAÍBA. 

Agora, após a espetacular e gloriosa teimosia do sempre antenado Roberto Cavalcanti, chega a vez do CORREIO DA PARAÍBA. 

Nós, jornalistas, lamentamos mais uma vez. Principalmente aqueles que cresceram na geração analógica, que amam folhear páginas de jornais, revistas e livros. Alguns mais loucos, como eu, até os cheiram. E se deleitam. 

Trabalhei em todos eles, depois que deixei A União. Em O NORTE fui secretária de redação. No JORNAL DA PARAÍBA fui editora e colunista de política e ainda passei nove meses, interinamente, como editora geral. No Correio da Paraíba trabalhei três vezes: a primeira, como repórter de “geral”, ainda “foca”; a segunda como repórter de política; e a terceira, como secretária de redação. 

Foi ali que conheci não apenas o patrão, mas um jornalista e um colega de redação que se fazia igual aos demais.

Sem vaidade exposta, sem afetação. Nos últimos anos, minha admiração dobrou pela sua exposição de amor ao jornalismo impresso. Escreveu uma coluna, certa vez, dizendo que iria resistir. E resistiu. Até onde foi possível.

Foi no Correio da Paraíba que amadureci muito como profissional. Ali eu chegava, cheirava e lia o jornal. Era a introdução para um dia de “batente”.

Hoje é um dia triste. De lamento, sim, pelo fechamento do jornal, mas também de boas lembranças. Sabíamos que essa hora iria chegar. 

Só não sabia que iria doer tanto não sentir mais o seu cheiro.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Gisa Veiga
Gisa Veiga

Gisa Veiga é jornalista profissional (formada pela UFPB) e advogada (formada pelo Unipê), com experiência em jornalismo impresso, internet, televisão e assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como assessora de imprensa na Assembleia Legislativa e apresentadora do programa Sobretudo, da TV Master.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube