Fechar

logo
logo

Fechar

João Azevedo “não é disso, não”! Ele está “Gestor Público”!

Mário Tourinho. Publicado em 13 de junho de 2022 às 12:02

Todos quantos têm, ao longo deste período governamental, convivido com o governador João Azevedo (JA), já assimilaram que ele tem e age com a consciência de Gestor… Gestor na literal acepção da palavra, em especial nesta área pública e como 1º mandatário do Estado da Paraíba, ou seja, competindo-lhe tudo fazer para que a formulação das políticas públicas e sua execução propiciem, mesmo, o bem estar coletivo dos paraibanos.

Para tanto, João Azevedo também comunga e pratica lições como as do pensador americano Richard Lowe de que “o verdadeiro gestor encoraja as pessoas a trabalharem individualmente e em especial como um grupo, isto em busca de um objetivo comum e, portanto, com todos envolvidos”. Uma outra lição com a qual igualmente comunga e pratica é a de outro americano, Frederick Smith, segundo a qual “um gestor não é a pessoa capaz de fazer o trabalho melhor que sua equipe, e, sim, a que consegue fazer com que sua equipe faça o melhor possível”.

Certamente por isto, ele – João Azevedo – recentemente, lá na solenidade de inauguração das novas instalações da CODATA, em 28 de março, destacou: “Sou apaixonado por gestão pública”. E, a propósito de tal declaração, aqui, neste mesmo espaço, escrevemos enfatizando que essa afirmativa de JA muito entusiasmou os Técnicos de Gestão Pública e Ação Governamental da SEPLAN-PB que lá se encontravam exatamente buscando uma oportunidade de, direta e pessoalmente, reivindicarem ao governador a reestruturação do respectivo grupo funcional em nome de justiça social e profissional, relativamente aos integrantes do respectivo quadro.

Ao dizermos – conforme consta no título acima – que João Azevedo “não é disso, não”, assim afirmamos em relação a quem imagine que ele possa adotar medida eminentemente de cunho político-eleitoral (portanto também de natureza pessoal) sobre a justa reivindicação dos Técnicos da SEPLAN-PB, quadro funcional o mais envolvido com a formulação e execução orçamentária das políticas públicas por ele abraçadas.

Sob esse olhar apenas eleitoral, imaginando-se que JA não procederia a reestruturação relativa ao quadro dos Técnicos da SEPLAN-PB tão só porque nesse quadro há pessoa de sua própria família e que isto eleitoralmente poderia ser explorado pelo segmento oposicionista… Ora! Quem assim imagine, nem conhece o governador/gestor JA e nem avalia quanto político-eleitoralmente seria pior para qualquer governante/gestor na ação de prejudicar cerca de 300 técnicos (e respectivas famílias) por conta de um único participante desse quadro, que também estaria injustamente sendo prejudicado(a). Se um fato dessa natureza fosse eleitoralmente considerável, o então governador Cássio Cunha Lima não teria assinado, em 2007, a estruturação desse mesmo quadro que já era integrado pelo mesmo familiar do agora governador JA. Pena que os governantes subsequentes omitiram-se de autorizar os reajustes salariais pertinentes e hoje a situação remunerativa é tão lastimável que o próprio Governo deve estar “envergonhado” para abrir concurso público com vista ao preenchimento das vagas existentes!

Para concluir, questionaríamos: se o familiar do governante do Estado, em qualquer tempo, for do quadro funcional do Fisco, esse governante também, “por conveniência eleitoral”, diria NÃO a uma justa reestruturação salarial da respectiva categoria?!…

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube