Fechar

Fechar

“IoT”

Alexandre Moura. Publicado em 8 de dezembro de 2017 às 7:57

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

A IoT (Internet das Coisas) vem tendo um crescimento vertiginoso nos últimos meses aqui no Brasil, ajudando inclusive, a economia e isso tem “sensibilizado” o governo federal, para investir neste segmento. A ideia é ainda este ano, criar o “PNIC – Plano Nacional de Internet das Coisas”, através de decreto presidencial. O conteúdo do PNIC tem como base o resultado de um estudo realizado nos últimos 12 meses e que prevê uma serie de ações a serem executadas até 2022. Um dos objetivos é “ampliar a força de trabalho, despertar o interesse dos jovens, fortalecer o corpo de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e de engenharia na área e promover a capacitação de gestores públicos em IoT”. O foco será dado em quatro áreas: cidades, saúde, rural e indústria (tanto manufatura, quanto indústria de base). Espera-se que os resultados das ações propostas, gerem “um impacto, anual, na economia brasileira, de cerca de 10% do PIB”. Mais informações no portal www.certi.org.br

Melhor Idade

Uma pesquisa realizada recentemente, em nível mundial, pela empresa internacional de consultoria Euromonitor International e denominada de “Global Consumer Trends Survey”, mostrou, claramente, que a população que compõe a “terceira idade está cada dia mais utilizando a Internet”. Segundo os dados levantados, “47% da população sênior (aqueles acima de 60 anos) afirmam se sentir perdidos sem acesso à Internet”, percentual bem alto. Outro número interessante coletado é que “52% desse grupo, é aberto à experimentação de novos produtos e serviços” (informação de extrema importância para o comercio, por exemplo, de produtos e serviços voltados para este perfil de consumidor). A pesquisa mostrou também, que as pessoas da “melhor idade” estão cada vez mais “buscando um estilo de vida mais ativo e mais aberto às novas tecnologias”.

Geração de Resultados”

No próximo dia 15, às 19h, no auditório da ACCG – Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, o PPQ – Programa Paraibano da Qualidade, estará apresentando a palestra “A Importância da Excelência para a Geração de Resultados”. O PPQ, que tem a frente a “Associação Paraibana da Qualidade”, tem por finalidade promover a disseminação de conceitos e uso de ferramentas de gerenciamento pela qualidade total por parte das organizações em nosso estado, com vistas ao desenvolvimento da cultura e da capacitação para o gerenciamento da qualidade nas empresas privadas e na administração pública, direta e indireta, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como em organizações não-governamentais e na iniciativa privada. O endereço para realizar as inscrições da palestra é https://www.sympla.com.br/a-importancia-da-excelencia-para-gestao-de-resultados—cg__221741

Canela

Cientistas do “Instituto de Ciências da Vida” ligado a Universidade de Michigan, Estados Unidos, afirmam que a Canela “queima células de gordura e ajuda na perda de peso”. Pela pesquisa que vem sendo desenvolvida no instituto americano, a especiaria (bastante consumida aqui no Brasil) interage com células de gordura, através do composto orgânico cinamaldeído (que dá o sabor caraterístico da canela) “e faz com que as células de gordura queimem calorias”, transformando a gordura em energia e assim, ajudando na diminuição da obesidade. Mais testes serão realizados, para saber qual efeito o cinamaldeído tem no corpo humano e se a ingestão em grandes quantidades pode afetar a saúde.

* Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Chairman da Light Infocon Tecnologia S/A e VP da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube