Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Integridade

Gomes Silva. Publicado em 12 de dezembro de 2018 às 12:31

De maneira geral, INTEGRIDADE é um substantivo feminino com origem no latim integritate que significa a qualidade ou estado do que é íntegro ou completo. É sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade.

Existe alguns tipos de integridade:

Integridade pessoal, moral e física:

integridade moral indica a inteireza moral e dignidade de um indivíduo. Assim, se um pessoa for humilhada psicologicamente ou insultado, é provável que a sua integridade moral tenha sido afetada.

integridade física remete para o bem estar ou saúde física de um indivíduo ou grupo. Ex: As pessoas tiveram que ser evacuadas do estádio porque a sua integridade física estava em perigo.

integridade pessoal é um conceito mais amplo, que inclui a integridade moral e física e é um direito previsto na constituição de vários países do mundo.

Na Constituição Federal Brasileira de 1988, por exemplo, o artigo 1º (dos princípios fundamentais) indica a importância da “dignidade da pessoa humana”, enquanto o artigo 5º (direitos e garantias fundamentais) expressa que “ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante”.

Sobre esse tema, buscamos considerações de intelectuais no assunto.

“A falta de integridade e de sabedoria é um câncer na sociedade humana atual” – Sugel Michelén, pastor e escritor, em Santo Domingo, na República Dominicana.

“Não é nenhum segredo que estamos vivendo em tempos que (…) integridade é um valor em extinção” – Juan R. Sanchez, pastor batista e professor no Seminário Teológico Batista Southern.

“A integridade verdadeira é qualidade proveniente de Deus e deve ser cultivada ao longo da vida. Ainda que devamos busca-la por nossa conta através da Bíblia, também temos que aprender sobre homens e mulheres de Deus que transitaram por caminhos da sabedoria e integridade antes de nós” – Donald Whitney, professor no Seminário Teológico Batista Southern.

Sabemos que a integridade é um valor em extinção. Mas, não podemos entrar nessa onda e desvalorizar a identidade ilibada que conquistamos com tanto suor ao longo de nossa vida.

O mundo precisa de homens e mulheres nos quais se vejam: Integridade – ou seja, que sejam íntegros, honestos, retos, imparciais.

Fontes consultadas:
Livro: Viver com Integridade & Sabedoria. Autor: Miguel Núñez.

Constituição Federal Brasileira – 1988

Site: Significados.com.br

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Gomes Silva
Gomes Silva

* Jornalista, Especialista em Comunicação Educacional-UEPB e pastor da Comunidade Evangélica Pentecostal Expressão de Amor – CEPEA/PB, em Alagoa Grande,

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube