Fechar

Fechar

Impostos

Alexandre Moura. Publicado em 12 de maio de 2017 às 11:03

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Além de suportar uma das cargas tributárias mais “pesadas” do mundo, as empresas brasileiras ainda “sofrem” e gastam, bastante para acertar as contas com o fisco.

Segundo um levantamento realizado pelo Banco Mundial nossas empresas “gastam, em média, 2.038 horas por ano na preparação de documentação e pagamento de impostos”.

Recorde mundial e muito distante, do segundo colocado. Só para efeito de comparação, nos Estados Unidos as empresas dedicam 175 horas e na França apenas 139 horas por ano administrando o recolhimento dos impostos.

Monitorando o Diabetes

Pesquisadores da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, da USP – Universidade de São Paulo, da UNESP – Universidade Estadual Paulista e da UESPI – Universidade Estadual do Piauí, em conjunto com cientistas da Espanha e da França, estão trabalhando em um equipamento semelhante ao tradicional “bafômetro” (utilizado pelas autoridades de transito), com o objetivo de monitorar a “condição glicêmica” da população e assim, facilitar o monitoramento do diabetes.

O equipamento, que vem sendo desenvolvido com o apoio da CEITEC S/A (empresa pública vinculada ao MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, pretende “substituir a tecnologia atualmente disponível, que precisa que a pessoa com diabetes fure o dedo e deposite uma gota de sangue em um aparelho para acompanhar o nível de glicemia”.

O novo equipamento deve baratear o custo desta operação, além de não precisar coletar uma amostra de sangue.

Engenheiros e Medicina

Por falar em área médica, o ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica inaugurou no dia 4 de maio passado, seu “Laboratório de Bioengenharia”.

O objetivo da nova instalação, segundo a direção do ITA, “é aproximar engenheiros e médicos na busca conjunta de soluções úteis, inovadoras e de baixo custo, através do uso dos recursos da engenharia em tratamentos de saúde”.

Para isso, o laboratório pretende desenvolver pesquisas nas mais diversas áreas, como eletrônica, computação e sensores que possam ser usados na medicina, com novos produtos ou aperfeiçoamento de existentes, voltados à saúde humana. Excelente iniciativa!

“Herbário Virtual”

O programa “Reflora”, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, investiu em um projeto de “Herbário Virtual” que disponibiliza imagens, de mais de 2 milhões de espécimes vegetais, com acesso público pela Internet.

São exatamente 2.361.067 imagens, sendo 959.392 provenientes do “repatriamento”, dos espécimes da flora brasileira coletados nos séculos 18, 19 e parte do século 20 (até 1970) e depositados em herbários estrangeiros.

As imagens são provenientes de oito instituições estrangeiras: Royal Botanic Gardens, Kew; Muséum National d’Histoire Naturelle de Paris; Royal Botanic Garden Edinburgh; Missouri Botanical Garden; The New York Botanical Garden; Swedish Museum of Natural History; Smithsonian Institution e Natural History Museum of Vienna e de algumas nacionais, como o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde fica a base física do Herbário Virtual.

O Jardim Botânico do Rio ficou ainda, com a “responsabilidade do recebimento, transcrição e padronização de dados e publicação online das imagens”.

O financiamento do projeto contou com recursos públicos e privados, de empresas como a Natura S.A e a Vale do Rio Doce.

O herbário pode ser visitado no site www.herbariovirtualreflora.jbrj.gov.br

(*) Engenheiro Eletrônico

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube