Fechar

Fechar

III Encontro de Robótica de Campina Grande

Alexandre Moura. Publicado em 17 de novembro de 2017.

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

No próximo dia 21 deste mês, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia de Campina Grande, vai acontecer o “III Encontro de Robótica de Campina Grande”.

O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Campina Grande, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e terá a participação da UFCG, da FACISA, do SESI, da Escola LOURDINAS, do Colégio PANORAMA, da Escola Técnica Redentorista e de diversas Escolas da Rede Publica Municipal.

Vale a pena ir conferir!

“Exoesqueleto”

Por falar em robótica, uma tecnologia inicialmente desenvolvida para uso militar, está sendo levada para a linha de montagem de automóveis, pela fabricante americana Ford. Trata-se de um “exoesqueleto” para apoiar os operários que montam os carros.

Os “exoesqueletos” (espécie de “robôs de vestir” criados inicialmente, para serem usados por soldados, visando reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de “carregar armas e munições” pelo combatente) que a Ford vem testando, tem o objetivo de “reduzir a fadiga e a possibilidade de lesões dos operários da linha de montagem” e foi denominado de EksoVest.

O principal uso do EksoVest é “suportar o peso dos braços do trabalhador enquanto ele executa tarefas acima da cabeça”, facilitando assim o seu trabalho mais pesado.

O equipamento foi desenvolvido pela Ford em parceria com a empresa Ekso Bionics, da Califórnia, Estados Unidos. É a ficção científica virando realidade!

Portugal

Como já escrevi anteriormente neste espaço, Portugal está investindo muito na atração de empresas de base tecnológica. A última ação nesse sentido refere-se a startups (empresas iniciantes).

O governo português, através do Ministério da Economia, criou um novo projeto para atrair este tipo de empreendimento através, dentre outras facilidades, da concessão de vistos especiais de residência no país, para os dirigentes de empresas startups que queiram levar seu negócio para Portugal.

Denominado de “Programa Startup Visa” o projeto pretende atrair os empresários (e suas famílias) para desenvolver suas empresas, particularmente, nas cidades de Lisboa e Porto, e assim, gerar empregos de alta capacitação e renda nestes locais.

O programa é inspirado no que vem sendo feito na Nova Zelândia, com excelentes resultados para a economia daquele país da Oceania.

As inscrições no programa começam no dia 1º de janeiro de 2018.

“Black Friday”

No próximo dia 24 deste mês, vai acontecer uma nova “Black Friday”, uma sexta-feira de grandes descontos, pelo menos essa é a promessa do comercio varejista em vários países do mundo.

O evento, que começou nos Estados Unidos, inicialmente nas lojas virtuais (e-commerce – Vendas pela Internet) de eletroeletrônicos e depois se espalhou em nível mundial, em todo tipo de loja, veio para ficar e a cada ano aumenta o volume das vendas.

Tudo leva a crer que a “promoção já está integrada na mente do consumidor” e se consolidou como uma data importante para vendas, principalmente das lojas virtuais (que aqui no Brasil representam cerca de 4% das vendas anuais totais do varejo, o que corresponde a R$ 50 bilhões).

A expectativa é que este ano, o volume de vendas na “Black Friday” atinja R$ 2 bilhões!

(*) Engenheiro Eletrônico

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube