Fechar

logo
logo

Fechar

Grupo PET Engenharia Elétrica 30 anos

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 16 de junho de 2022 às 7:35

O Programa Especial de Treinamento (PET) foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 1979.

Com o passar do tempo, em 1999, esse programa passou a ser da responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, uma divisão da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Em 2004, como decorrência da reformulação do Programa Especial de Treinamento, ele passou a ser denominado Programa de Educação Tutorial, mantendo a sigla PET.

Na prática, o PET destina-se a apoiar grupos tutoriais de aprendizagem e oferecer condições para que, sob a orientação de um professor tutor, alunos dos cursos de graduação realizem atividades que incrementem sua formação acadêmica.

Baseado no Art. 207 da Constituição Federal, que trata do princípio da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, o PET tem como principais objetivos: formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país e estimular a melhoria do ensino na graduação.

Em nível local, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Grupo PET do Curso de Graduação em Engenharia Elétrica foi criado em 13 de abril de 1992, tendo como tutor o Prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Naquela oportunidade, o atual Curso de Graduação Engenharia Elétrica do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da UFCG pertencia ao Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Assim, no período compreendido entre 1992 e 2006, o professor Benedito Aguiar permaneceu como tutor do Grupo PET do Curso de Engenharia Elétrica, quando se afastou para realizar estágio pós-doutoral, sendo substituído pelo Prof. Edmar Candeia Gurjão, que permaneceu no cargo entre dezembro de 2006 a janeiro de 2012.

Sucedendo o Prof. Edmar, fui o terceiro a assumir a tutoria do Grupo PET do Curso de Engenharia Elétrica da UFCG, após ser aprovado e classificado no processo seletivo para tutor, em 5 de janeiro de 2012, permanecendo no cargo até março de 2014.

Ao concluir a atuação como tutor, fui substituído pelo Prof. Waslon Terllizzie Araújo Lopes, que permaneceu no cargo entre março de 2014 e abril de 2015, sendo substituído pelo Prof. Wamberto José Lira de Queiroz, que permaneceu no cargo por seis anos, sendo sucedido pelo atual tutor, Prof. Jalberth Fernandes Araújo.

E foi por intermédio do atual tutor que, na condição de ex-tutor, recebi o honroso convite para participar da efeméride comemorativa dos 30 anos do PET Engenharia Elétrica da UFCG, evento ocorrido no Salão de Confraternização Camilo de Lelis Gondim Medeiros, no CEEI, na tarde fria e chuvosa do dia 11 de junho de 2022.

Honrado por fazer parte dessa história, ao término da solenidade saí com a certeza que as sementes plantadas em 1992 germinaram, se tornaram árvores, deram e continuarão a produzir bons frutos. Sim, temos memória e temos história.

Aproveitando ensejo, agradeço ao Prof. Jalberth e aos alunos que compõem o Grupo PET Engenharia Elétrica da UFCG pela forma atenciosa como fui recebido e homenageado.

Vida longa ao PET Engenharia Elétrica da UFCG!

* Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube