Fechar

logo
logo

Fechar

Grupo PET Administração

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 21 de maio de 2022 às 7:44

O Programa Especial de Treinamento (PET) foi criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em 1979.

Com o passar do tempo, em 1999, esse programa passou a ser da responsabilidade do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior (DEPEM), uma divisão da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).

Em 2004, uma reformulação na proposta do Programa Especial de Treinamento culminou na denominação como Programa de Educação Tutorial, mantendo a sigla PET.

No âmbito nacional, o programa PET destina-se a apoiar grupos tutoriais de aprendizagem e oferecer condições para que os alunos dos cursos de graduação realizem atividades extracurriculares que incrementem sua formação acadêmica, sob a orientação de um professor tutor.

Baseado no Art. 207 da Constituição Federal que trata do princípio da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, o PET tem como principais objetivos: formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país e estimular a melhoria do ensino na graduação.

Nesse contexto, mercê da ação visionária do Prof. Dr. Elmano Pontes Cavalcanti, o PET Administração da Universidade Federal de Campina Grande foi criado, num processo que teve início em 2007 e culminou em 23 de novembro 2010, com a publicação do ato no Diário Oficial da União.

Contabilizados, são quase doze anos de existência do Grupo PET Administração, o que vincula a sua história à do Curso de Graduação em Administração da UFCG e da própria UFCG.

Essa é a história que o Prof. Elmano Cavalcanti, idealizador e primeiro tutor do PET Administração relatou de forma objetiva e sintética na solenidade de posse do seu sucessor, Prof. Dr. Edvan Cruz Aguiar, ocorrida ontem, 20 de maio de 2022, evento para qual tive a honra de ser convidado para compor a mesa, na condição de ex-Tutor do PET Engenharia Elétrica.

Num relato sincero, sem poupar detalhes polêmicos das dificuldades iniciais enfrentadas, o Prof. Elmano destacou que essas dificuldades serviram de gatilho e de motivação pessoal que resultaram na determinação de fazer o que precisava ser feito: trabalhar e empreender esforços para materializar a criação do PET Administração UFCG.

Para mim, ter participado desse evento foi uma oportunidade histórica de testemunhar o encontro do passado com o presente; um presente que se espelha nas ações do passado para projetar um futuro promissor para o grupo PET Administração UFCG, firmado na meritocracia, na proatividade e em um conjunto de princípios e valores éticos pautados na qualidade acadêmica e no compromisso com a sociedade.

Aproveitando o ensejo, agradeço ao Prof. Elmano pelo honroso convite e deixo aqui registrados os votos de sucesso no tocante ao trabalho a ser desenvolvido pelo seu sucessor e seus colaboradores, alunos e professores que compõem o Grupo PET Administração da UFCG.

* Professor Titular aposentado do Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube