Fechar

Fechar

Gestão de Plataformas online

Alexandre Moura. Publicado em 5 de agosto de 2016 às 16:08

alexandre_moura1-556x417

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Imagine a seguinte cena: Um empresário saiu do escritório apressado e esqueceu o endereço do seu potencial cliente. Sem se preocupar muito, buscou o endereço do cliente acessando o aplicativo do Google no seu smartphone. De acordo com os resultados da busca, seu destino era apenas vinte minutos distante.

Como não viu taxi nas redondezas, acionou o aplicativo do Uber e logo encontrou um motorista. No automóvel, o motorista acessou o Waze do seu smartphone para encontrar o melhor percurso. Durante o trajeto o executivo recebeu uma mensagem pelo WhatsApp solicitando sua presença em outro estado no dia seguinte.

De imediato, acessou o site da agência, “Speedy Turismo” (www.speedyturismo.com.br), de Campina Grande, para escolher voos, e em seguida consultou o Trivago para comparar preços de hotéis. Este é apenas um pequeno exemplo do cotidiano de centenas de milhões de pessoas no mundo hoje. É também um exemplo do que, em apenas alguns minutos, várias empresas de negócios online foram acionadas para que algumas decisões pudessem ser tomadas.

Bem vindo então, ao mundo das plataformas online! É bem provável que seu negócio, não importa o segmento, vai cada vez mais depender da “gestão” de alguma “plataforma online”. Mas o que são as plataformas online? Como elas são constituídas? Quais são os pilares de uma plataforma de sucesso? Como elas são operadas e mantidas? Como elas crescem e criam valor para seus parceiros e consumidores? E, finalmente, como elas podem se constituir em ferramentas de agregação de valor aos negócios que não são plataformas online?

Gestão de Plataformas online (II)

As questões apresentadas no tópico anterior são apenas algumas das que serão tratadas e respondidas, no workshop “Gestão de Plataformas Online” que será realizado no próximo dia 15 de setembro, em uma iniciativa da ACCG – Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande em parceria com a FACE/PB – Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Paraíba.

O Workshop tem como objetivo “apresentar como começar e como operar, uma plataforma de negócio de sucesso”, a exemplo do que fizeram empresas como o Uber, a Apple e o Netflix, que revolucionaram seus mercados e são lideres mundiais em seus segmentos de negócios. Quem vai apresentar o evento é o Prof. Dr. José Carlos Cavalcanti – engenheiro, professor do Departamento de Economia e do Centro de Informática da UFPE; Sócio da empresa “Creativante” (www.creativante.com.br) e consultor de renome internacional, nas áreas de Tecnologia e Inovação. “JCC”, como é conhecido, foi Presidente da – FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Secretário Executivo de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior de Pernambuco, e Membro do Primeiro Conselho de Administração do Porto Digital, em Recife.

É autor do livro “Effects of IT on Enterprise Architecture, Governance and Growth”, publicado em 2015 pela editora norte-americana IGI-Global. É uma oportunidade única de participar de um evento de padrão mundial. Vale a pena conferir. Mais informações no endereço https://www.eventick.com.br/plataformas-online-cg-pb.

Redes Sociais: Dados Interessantes

Uma pesquisa feita pelo “Instituto Qualibest” (www.institutoqualibest.com.br) mostra que os brasileiros são uma clientela extremamente importante para o “Facebook”, “Youtube” e “Whatsapp”, só para citar algumas das redes sociais mais utilizadas no Brasil. O estudo apontou que, ouvidas 3.665 pessoas de várias partes do país, “76% dos internautas brasileiros afirmaram que acessam as redes sociais pelo smartphone; 62% disseram acessar pelo computador pessoal e 14% por tablet”.

As redes sociais preferidas são WhatsApp e o Facebook. Outro dado interessante é que o “Instagram” é usado mais por mulheres e pessoas da classe A. Resumindo: as redes sociais, cada vez mais, tornam-se um excelente canal de comunicação e de ações de marketing e vendas.

Restaurante do Futuro?

Muita gente ainda se lembra do desenho animado de ficção cientifica, “os Jetsons” que mostrava uma família vivendo no espaço. No desenho, havia “soluções tecnológicas para problemas do cotidiano” de uma família comum. Um dos problemas “resolvidos” era a questão do preparo das refeições. Apertando-se um simples botão uma máquina preparava a comida em segundos, sem interferência humana. Agora a ficção virou realidade! Chama-se “Food Ink” um restaurante especial que “produz comida utilizando impressoras 3D”.

No Food Ink “tudo é impresso: desde a comida até o mobiliário, pratos e talheres” através de tecnologias de impressão 3D de última geração. Utilizando impressoras modelo “Flow Focus 3D” e no caso da comida “tintas” feitas com ingredientes naturais frescos, basta, literalmente, apertar um botão para a refeição de alta qualidade ser produzida e disponibilizada para consumo, como no desenho dos “Jetsons”.

O cardápio é baseado no do restaurante espanhol “La Boscana”, não tendo nenhuma diferença do original. É a tecnologia transformando a ficção do século XX em realidade no XXI! Eu gostei!

________________________________________________________________________________________

* Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube