...

Campina Grande - PB

Galante: sob os trilhos do forró

17/06/2017 às 19:41

Fonte: Da Redação

Por Noaldo Ribeiro (*)

Outrora o trem saía de Galante a Campina Grande, carregado de algodão. Agora, ele faz o caminho inverso, só que seus vagões vão carregados de turistas, embalados pelo mais puro forró.

A “Locomotiva Forrozeira” é um dos melhores legados do Maior São João do Mundo. Além de abrir uma nova opção para o público, estendeu a festa ao galante Distrito, proporcionando, a este, promissoras perspectivas.

Desde a sua primeira edição que os festejos juninos de Campina renovam-se crescentemente. A “Locomotiva Forrozeira” surge como uma dessas novidades, tornando-se em pouco tempo o xodó da população e de turistas.

Saindo da histórica Estação Velha, sempre nos finais de semana do mês junino, a “Locomotiva” recebe uma decoração típica e, em cada vagão, um Trio de Forró anima a viagem até a Estação Ferroviária de Galante.

Durante o percurso de aproximadamente 18 quilômetros, o passageiro\forrozeiro desfruta da rústica beleza agreste nordestina, realçando suas serras e ondulações e vegetação, intermediária entre a caatinga e a floresta.

No núcleo urbano do Distrito, tanto no Mercado Central como na rua principal, o forró reina soberano, acompanhado de boas bebidas e da culinária da região, uma atração à parte. Fazendas e restaurantes oferecem não apenas um cardápio de delícias, mas outros serviços como passeio a cavalo e de charrete e, para os mais aventureiros, tirolesa, propiciando uma paisagem espetacular.

Com este destacado potencial, o Poder Público Municipal sinaliza, para breve, deixar o trem em atividade, pelo menos uma vez por mês, o que fortaleceria ainda mais esse distrito de nome sugestivo, sinônimo de elegância, graciosidade, gentileza e beleza, como bem registra o dicionário Aurélio.

(*) Ativista cultural

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons