Fechar

Fechar

 “Floresta Vertical”

Alexandre Moura. Publicado em 10 de fevereiro de 2017 às 11:14

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Na cidade de Nanjing, Republica Popular da China, dois edifícios bem diferentes estão sendo construídos. Em um país, que nas últimas décadas tem edificado cidades inteiras e obras de engenharia civil cada vez mais complexas, não é difícil imaginar uma “floresta vertical”.

A floresta é composta por dois prédios em cujas fachadas vão ter 1100 árvores de 23 espécies diferentes, somadas a outras “2500 plantas e arbustos em cascata cobrindo uma área total de 6.000 metros quadrados”.

A ideia é regenerar a biodiversidade local e diminuir também, os efeitos da poluição atmosférica.

Denominados com o sugestivo nome de Nanjing Green Towers, os dois edifícios são semelhantes a torre “Bosco Verticale” existente em Milão, Itália, só que bem maiores.

TAP

 Para as pessoas que sofrem muito, quando precisam fazer exame de sangue, pois tem pavor de agulhas, um novo equipamento denominado de TAP (Touch Activated Phlebotomy), é a mais nova esperança de não precisar “ser espetado” da forma tradicional atual.

O uso do TAP é bem simples, e segundo os inventores não causa nenhum incomodo. Basta “prender o aparelho no braço do paciente e apertar um botão e ele começa a coletar o sangue, e no máximo em dois minutos, a coleta é feita”.

O TAP deve estar disponível para venda, nos Estados Unidos, até o final do ano e aqui já em 2018.

FBB

A FBB – Fundação Banco do Brasil, disponibilizou um edital para “Propostas de Patrocínios” com objetivo de definir quais eventos vão ser apoiados ao longo deste ano.

Segundo o edital, “somente serão aceitas inscrições de entidades sem fins lucrativos, à exceção de clubes e associações de funcionários de empresas públicas e privadas, igrejas ou cultos religiosos”.

A prioridade, mas não exclusividade, será dada a temas ligados a Água, Agroecologia, Agroindústria, Educação, Resíduos Sólidos e Tecnologia Social.

As inscrições vão até o próximo dia 23 deste mês. Mais informações no site: www.fbb.org.br

YouTube

O Google, proprietário do popular YouTube (site de compartilhamento de vídeos) resolveu liberar “a transmissão ao vivo por smartphones para canais que tenham mais de 10 mil assinantes no YouTube “.

Com essa decisão, aumenta e muito, a “briga” comercial com Facebook Live e o Periscope do Twitter pelo gigantesco mercado de transmissão de vídeo e imagens (broadcast) móvel, ao vivo, em nível mundial.

Segundo os executivos do Google, também foi disponibilizada a “função Super Chat que permite aos produtores de vídeo monetizarem as conversações na transmissão”. Desta forma, eles “poderão pagar para ganhar destaque em comentários que postam durante a publicação em tempo real do vídeo”.

Da forma que a tecnologia e a concorrência tá avançando, novas formas de transmissão de imagens e informações estão cada vez mais, modificando a maneira como a TV aberta tradicional deve se posicionar para não perder, ainda mais audiência, já abalada, por exemplo, pelo Netflix.

(*) Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico

.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube