...

Campina Grande - PB

Fisco tem excelente desempenho no semestre

16/07/2016 às 11:45

Fonte: Da Redação

Foto: Reprodução/Internet

A arrecadação de tributos da Paraíba atingiu mais de R$ 2,54 bilhões nos seis primeiros meses deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, representa um aumento de  mais de R$ 100 milhões.

O desempenho só não foi melhor em virtude de o Estado não dispor de muitas empresas ou produtos eminentemente voltados à exportação, como os Estados do Maranhão (minérios), Tocantins (soja), Paraná (café, carnes, soja), Alagoas (açúcar e álcool), que ocupam os primeiros lugares em crescimento nominal do ICMS.

Importância do Fisco para o Estado

Destacamos a importância das ações fiscais desempenhadas pelos auditores fiscais da Paraíba responsáveis diretamente pelo bom desempenho da arrecadação das receitas próprias do Estado, de janeiro a junho deste ano.

Evidentemente, o desempenho está relacionado à participação direta dos auditores na fiscalização de mercadorias, no monitoramento das empresas, na auditoria dos estabelecimentos e no julgamento dos contenciosos administrativos.

Concurso do Fisco

A Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão abriu concurso público para contratar 50 profissionais, entre auditores e técnicos da Fazenda Estadual. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), e para os dois cargos exige-se diploma de nível superior. As provas serão realizadas no dia 11 de setembro próximo, em São Luiz.  O concurso tem validade de 2 anos.

Arrecadação pode crescer ainda mais

Apesar das precárias condições de trabalho, o Fisco paraibano tem cumprido com o seu papel de combate à sonegação fiscal.

O Sindifisco-PB acredita que se tais problemas forem resolvidos urgentemente (falta de segurança nos postos fiscais, limpeza e conservação; cotejamento de combustível para suas viaturas), certamente os resultados seriam bem melhores.

É preciso enxergar mais longe e saber que toda crise, além de não ser permanente é tanto mais duradoura e íngreme quanto se deixa de valorizar o Fisco. Cada centavo investido na fiscalização retorna sob a forma de mais receita e benefícios para a sociedade.

O Sindifisco-PB parabeniza os Auditores Fiscais pelo compromisso no desempenho de suas funções de Estado em benefício da sociedade paraibana.

Assembleia para eleição delegados ao Conafisco

Os filiados ao Sindifisco-PB se reúnem em assembleia geral extraordinária nesta quinta-feira (21), às 18h, no Sindicato, para eleger os delegados ao XVII Congresso Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Conafisco, que acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Belém, PA.

Seis delegados da base vão representar a categoria fiscal no Conafisco com direito à voz e ao voto nas atividades deliberativas.

Estão aptos a concorrer os ativos ou aposentados em dia com as obrigações estatutárias.  O tema central do Conafisco é “Sonegação Fiscal é crime, quem paga a conta é você”.

Semana de reuniões com a base

Conforme calendário de reuniões descentralizadas, a diretoria do Sindifisco-PB cumpre a agenda de visitações em João Pessoa, nesta segunda e terça-feira  (18 e 19).

Em pauta nas reuniões nos setores de trabalho, um balanço dos 60 dias da atual gestão, bem como informes sobre o anteprojeto da Lei Orgânica da Administração Tributária da Paraíba (Loat-PB). Os diretores também vão ouvir as sugestões dos colegas para as ações nas demandas da categoria fiscal.

As reuniões terão sequências na quarta-feira (20), em Campina Grande e, no dia seguinte, em Guarabira . Ainda neste mês, a diretoria visitará os filiados no Sertão do Estado (27 e 28).

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons