Fechar

Fechar

Félix Araújo & Cabaceiras

Evaldo Gonçalves. Publicado em 5 de outubro de 2017.

Por Evaldo Gonçalves (*)

Nenhuma surpresa: Cabaceiras está inserida em rotas internacionais do turismo por iniciativa da Agência americana de Viagem Online Expedia, que concluiu pela viabilidade da iniciativa.

Se a Empresa fez sua parte, visando lucros, a conquista de Cabaceiras não é gratuita, pois é conhecida, internacionalmente, através de produções cinematográficas e de cenários originais propícios ao desenvolvimento turístico da Cidade.

Já são referências no mundo o Lajedo do Pai Mateus, bem como suas festas folclóricas , a par da prática, ali, de um artesanato vigoroso de gente acolhedora, infraestrutura essa indispensável à sua afirmação como Polo Turístico.

Não é de hoje essa vocação de Cabaceiras de se impor ao mundo. Se agora é a vez do Turismo Internacional, depois de presença nacional indiscutível, há muitos anos atrás, ela marcou presença no Exterior, com a opção voluntária de Félix Araújo, na Itália, quando da última Guerra Mundial, como pracinha brasileiro, defendendo a Democracia contra o Fascismo e o Nazismo, que pretendiam, pela força, se impor ao mundo.

Então, essa vocação de Cabaceiras em participar das boas causas em favor da Paz, da Ordem e do Progresso, vem de antanho, e é louvável que não tenha arrefecido ao longo dos Tempos.

Congratulo-me, então, com os cabaceirenses de hoje, e do passado, este, na pessoa do orador, político, e homem público Félix Araújo, que ocupou os melhores espaços, mesmo tendo sua vida ceifada, ainda jovem, emprestando seu talento e seu espírito patriótico aos superiores interesses da Nação.

Essa vitória de Cabaceiras, tornando-se rota do turismo universal, lembra muito bem o espírito altaneiro e libertário de Félix Araújo, inspirador de campanhas memoráveis que fizeram Elpídio de Almeida, Prefeito de Campina Grande, e José Américo, Governador da Paraíba.

Félix foi Cidadão do Mundo, vocação inerente a Cabaceiras, e a seus filhos, circunstância que os fazem grandes, indiscutivelmente.

(*) Membro da APL e do IHGP

 

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube