Fechar

logo

Fechar

Falta integração governamental

Mário Tourinho. Publicado em 17 de setembro de 2018 às 17:03

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Por Mário Tourinho

Na quinta feira, dia 13, logo cedinho, a TV Correio, através do programa Correio Manhã, apresentado por Nilvan Ferreira, chama a repórter Jaceline Marques que, com a imagem de um ônibus do transporte coletivo urbano de João Pessoa, começa a noticiar o seguinte:

– “Olha, Nilvan, que flagrante aqui na avenida Rui Barbosa com a Santino Coutinho – bairro da Torre! Um ônibus acaba de atolar em um buraco da Cagepa. Caiu literalmente e já travou o trânsito a esta hora da manhã…” – e faz uma reportagem que levou uns quatro minutos.

Fechando esta reportagem, o próprio apresentador Nilvan Ferreira, dos estúdios da TV, comenta: “Que situação essa, hein?! E agora, pra tirar esse ônibus daí… tem que ser puxado… os trabalhadores atrasados para os locais de seus trabalhos!… Que situação!…”.

A reportagem deixou claro que o fato decorreu de um serviço mal feito pela Cagepa quando da recomposição daquela via, depois de executar um conserto pertinente às suas atividades.

E com isto causou prejuízos não só à empresa proprietária do ônibus, que precisou rebocá-lo e consertá-lo. O prejuízo maior é para os passageiros que tiveram de esperar o ônibus subsequente e certamente chegaram atrasados para com seus compromissos.

Nisto tudo, porém, o mais lastimável é a falta de integração entre as instituições governamentais, especialmente se de esferas diferentes. Ora! Como a Semob-JP é a responsável pela mobilidade urbana em João Pessoa, tudo quanto ocorra nas vias da cidade, seja por ações da Cagepa ou da própria Seinfra-JP, esse órgão (Semob-JP) precisa estar inteirado e acompanhando, inclusive pra dar seu selo de concordância/validação relativamente aos serviços executados.

Nesta Paraíba fala-se tanto em republicanismo!… Na prática, porém, cada órgão só quer olhar pro seu próprio umbigo. Integração institucional… integração governamental… nota “zero”!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube