Quantcast

Fechar

logo

Fechar

Falência familiar

Aline Michelle F. de Lima. Publicado em 27 de maio de 2016 às 11:23

aline michele colunistaPor Aline Michelle F. de Lima*

Nesses últimos dias recebi o pedido para escrever sobre a consequência da separação de um casal para os filhos e o fim de uma família.

Inevitavelmente ao pensar sobre este assunto me veio a lembrança de inúmeros lares destruídos,  e que, em grande parte deles estavam casais casados e morando no mesmo lugar. Essa realidade aponta que o fracasso familiar não acontece apenas quando existe uma divisão clara, frequentemente filhos que tem aparentemente uma família nos padrões que a sociedade pede, sofrem muito mais que aqueles que já não tem mais os seus pais juntos.

O fato é, a maneira que você conduz os seus relacionamentos vai ser inteiramente responsável na forma com seus filhos vêem as pessoas.

O seu sofrimento não precisa ser o dele, as impressões e motivações não precisam ser as dele, porque não podemos imaginar genuinamente que isso não terá influência na maneira com o filho enxerga seu pai e/ou mãe!

Compreendo que a falência de um laço não pode comprometer os demais, embora seja difícil desvincular a mágoa do parceiro da sua condição materna ou paterna, é de suma importância que isso aconteça.

A decorrência de sentimentos negativos sejam eles vindos da separação ou de uma convivência conturbada trarão danos, a melhor maneira de preservar o filho não é esconder a realidade, mas sim torna-la mais leve, sem contaminar com mágoas o relacionamento entre pais e filhos, porque esse é para sempre e necessário para o sucesso de um ser humano!

(*) Psicóloga Clínica, especialista em psicanálise

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Aline Michelle F. de Lima
Aline Michelle F. de Lima

Psicóloga Clínica, especialista em psicanálise e Pscicologa da Turores- Educação Multidisciplinar

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube