...

Campina Grande - PB

Exercito Brasileiro e o “Pokémon Go”

19/08/2016 às 21:50

Fonte: Da Redação

Por Alexandre J. Beltrão Moura

Por motivos de segurança – pois o aplicativo do jogo “Pokémon Go” usa a câmera, o “GPS”, e o microfone, além de acessar dispositivos “USB” conectados ao smarphone, no qual o jogo está sendo executado – o Exercito Brasileiro proibiu o jogo em suas instalações espalhadas pelo país. Iniciativa semelhante está sendo tomada por governos e grandes empresas, tanto no Brasil quanto no exterior. O motivo é o mesmo: questões de segurança e proteção de informações restritas. Segundo especialistas em segurança de instalações e de dados, o “Pokémon Go funciona como uma verdadeira máquina de coleta de dados ao armazenar informações, detalhadas, de cada movimento do jogador”, tornando-se assim um risco claro, a segurança de informações confidenciais e que podem ser usadas de forma indevida, inclusive por criminosos. Sendo assim, os governos e a iniciativa privada, em nível mundial, preferem restringir o uso do jogo em suas instalações. Parece paranoia mas não é!

Aplicativo Mais Utilizado

Por falar em aplicativo (App) para smartphones, o App que mais foi utilizado até agora, nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, é o “Tinder”. O Tinder, “conecta pessoas que estão querendo conhecer outras pessoas, gerando relacionamento entre elas”. O aumento foi de 64% no número de usuários ativos, diariamente. O Rio de Janeiro, segundo os dados levantados, passou de sétimo para primeiro lugar entre os locais mais procurados pelos usuários do Tinder, passando Londres, Paris e Nova York.

Os Mais Utilizados

Continuando no assunto “aplicativos para smartphones”, um levantamento feito pela empresa REDS, especializada em pesquisa e consultoria de mercado consumidor, em parceria com o CIP – Centro de Inteligência Padrão, entidade ligada às revistas “Consumidor Moderno” e “NOVAREJO”, mostrou quais são os aplicativos mais utilizados no Brasil. Para mensagens instantâneas o aplicativo preferido é o “whatsapp”. Já para “localização” o “Google Maps” é imbatível. O aplicativo de “rede sociai” mais utilizado é o “Facebook”, seguido pelo “Linkedin” e “Instagram”. A surpresa ficou por conta do aplicativo de “locomoção”, onde o “99 Táxis” é o mais utilizado, bem a frente do “Uber”. Vamos aguardar as próximas pesquisas para  ter uma ideia melhor do que pensa o usuário brasileiro.

“Design Export”

Está aberto até o próximo dia 2 de setembro, o segundo edital para indústrias brasileiras que desejam participar do “Programa Design Export”, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com o Centro Brasil Design. Este edital é “voltado às indústrias brasileiras de qualquer setor ou região, que tenham a exportação como parte de sua estratégia de negócios e estejam interessadas em desenvolver produtos e/ou embalagens para o mercado internacional”. O programa “Design Export” é desenvolvido por meio de consultorias individualizadas em gestão do design nas empresas, “objetivando não apenas novos produtos e embalagens, mas especialmente, a criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação”. Através de consultorias, capacitações e apoio técnico e financeiro, as empresas podem identificar a melhor oportunidade de inovação e os profissionais mais adequados às suas necessidades atuais e futuras. Mais informações no endereço www.designexport.org.br

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons