Fechar

logo

Fechar

Evaldo Gonçalves: Valor das Contrapartidas…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 19:18

O sentimento da Gratidão, valiosíssimo, há de se manifestar como melhor forma de agradecimento pelo benefício recebido, embora não deva ser esperado, para que a ação benfazeja não seja transformada em quaisquer outros interesses menores, perdendo seus valores.

Ao lado da Gratidão, há de se reconhecer como própria da Convivência Humana o valor da Contrapartida por parte do beneficiário, indispensável à realização do Bem-Comum, sem a qual a sua Ação e seus Objetivos superiores não se realizam. Ou seja, as Ações hão de ser de interesse superior e nobre.

Ao comentar certa feita sobre oportunidades que tive de servir à comunidade, ora como Secretário da Educação de Campina Grande, ora como Secretário de Estado na Administração, na Casa Civil, e no Trabalho e Ação Social, além de detentor de seis mandatos legislativos, nos planos Municipal, Estadual e Federal, alguém dissera: você soube dar as necessárias contrapartidas para tantas oportunidades de servir, ou seja, você retribuiu com trabalho e eficiência as oportunidades concedidas por seus Benfeitores.

Mesmo que não tenha sido tanto. Todavia, para quem não dispunha de tantos méritos para corresponder às manifestação de Confiança, primeiro do povo que me elegera, depois, do Prefeito Elpídio de Almeida e do Governador Ernani Sátyro, que me confiaram múnus públicos, há de existir uma explicação para tantas oportunidades de servir.

Então, seria a prevalência da tese de que existe a força das contrapartidas, que se confunde muitas vezes com gratidão, ou seja, a resposta dada às oportunidades de servir, pelo desempenho correto, probo e competente. Explicam certas situações que são, as mais das vezes, mal-entendidas e interpretadas.

Podem não ter sido essas as razões que me promoveram, dadas as origens humildes, de raízes familiares pobres e sem nenhuma tradição de Poder, do Financeiro, e do Político ou do Familiar. O fato é que subsisti.

Evaldo Gonçalves é da APL e IHGP.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Evaldo Gonçalves
Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube