Fechar

Fechar

Engole Trave…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 26 de fevereiro de 2018.

Quem da minha geração não conheceu Engole Trave, desfilando, ereto, pelas ruas de Campina Grande?  Todos, sobretudo o jornalista Chico Maria e o promotor Hélio Soares, que  consagraram tal apelido.

Lembro-me de seus desfiles de terno e gravata, braços firmes e passadas tensas, o que lhe conferia uma postura militar, sem dobrar os joelhos, nem os quadris, justificando o cognome de Engole Trave.

Chico Maria e Hélio Soares foram peritos em denominações jocosas atribuídas a tipos populares de Campina Grande, sempre realçando os valores folclóricos por eles representados.

Foi assim com Chico Anselmo, pródigo em gargalhadas espalhafatosas, e seus discursos intermináveis, e com Lucas, que vestia três ternos, um por cima do outro. Este frequentava mais as ruas vizinhas à Catedral, sobretudo a União dos Moços Católicos.                                                                          

Importante nas observações de Chico Maria e Hélio Soares não era simplesmente o registro dos comportamentos dessas figuras folclóricas da cidade. Era o realce de natureza histórica que eles protagonizavam. Também, os seus registros valorizavam, enfaticamente, os aspectos culturais, de que eram legítimos  representantes.

Não se poderia olvidar nesta homenagem que se presta aos dois intelectuais campinenses, já citados, o nome de outro, que participa dessa elevada preocupação de celebrar a Memória dos que fazem a História da Cidade Rainha: Agnelo Amorim. Jornalista, empreendedor cultural e jurista, que, de há muito, vem merecendo o respeito e as atenções dos que fazem a História campinense.

O destino já me deu a honra de conviver com Chico Maria, na Academia de Letras de Campina Grande, condição de que muito me orgulho, assim como exulto em poder partilhar essa  convivência com inúmeros outros  integrantes daquela Casa das Letras campinenses.

Isto sem falar na experiência que vivenciamos, não só com Chico Maria, nem com Hélio Soares, mas também com Agnelo Amorim, no exercício da advocacia, em Campina Grande.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube