Fechar

Fechar

Encontro Com Ernani

Evaldo Gonçalves. Publicado em 1 de fevereiro de 2018 às 15:49

Foto: Paraibaonline

Bertholdo Sátiro, radicado em Brasília, um mês por ano se desloca, e vem cumprir temporada nesta Capital. Nessa oportunidade rever amizades que construiu, enquanto integrou a Administração do Governador Ernani Sátiro.

Venho sendo prestigiado para comparecer à sua residência, quando da reunião que promove com familiares e amigos, estes, na sua maioria, também integrantes daquele Governo. A Memória de Ernani Sátiro está presente nesses Encontros.

Neste ano, em meio a reminiscências de sua honrada Administração, à frente do Governo, foi referido um episódio, ocorrido há muito tempo, em que a vida daquele paraibano sofrera atentado por divergências político-partidárias.

Quando Governador, Ernani Sátiro numa de suas frequentes viagens ao interior do Estado, em Casa de correligionário, lhe foi anunciada a presença do autor do atentado de antanho, prometendo uma reconciliação pessoal, o que recebeu o veto de sua esposa, D. Antonieta, que não aprovara a proposta.

Então, o Governador Ernani Sátyro, na tentativa de demover a Esposa, lhe disse carinhosamente: Dê, temos que saber conviver com as cobras, sobretudo quando elas estão do nosso lado. Mande entrar o desafeto. E assim foi feito,

Diferentemente do que fora insistentemente divulgado, acusando-se Ernani Sátiro como inconciliável, tal imputação não era verdadeira, pois, seu tom de voz, às vezes tonitruante, fora sempre confundido com intransigência e imposição.

Ninguém mais conciliador e afetivo do que Ernani Sátiro. Dai a sua reconhecida longevidade política, detentor de oito mandatos de Deputado Federal, além de Deputado Estadual e Governador da Paraíba. Privei de sua convivência em distintas situações. Sempre foi, como politico e cidadão, um homem público determinado e tolerante.

Dou mais este testemunho, certo de que esses Encontros promovidos pelo Doutor Bertholdo Sátiro, anualmente, renovam a Memória do seu Pai, a quem a Paraíba e os paraibanos muito devem em termos de realizações, honradez e espirito público.

Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube