Fechar

logo
logo

Fechar

Empresas Inovadoras

Alexandre Moura. Publicado em 3 de setembro de 2021 às 8:22

Um levantamento feito pelo SEBRAE com base nos dados do CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas, da Secretaria da Receita Federal, constatou que a cidade de Campina Grande, tem cerca de 950 “empresas inovadoras” no segmento de serviços e destas 215 são da área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Esses dados serão refinados nas próximas semanas, através de uma pesquisa por amostragem.

A informação sobre o número de empresas, é muito importante para o planejamento das ações do “Ecossistema de Inovação e Tecnologia de Campina Grande”.

Vale destacar que, com relação a Startups, a cidade tem se destacado em nível nacional. A exemplo da presença de Startups locais, nas primeiras colocações das últimas três edições do IncoDay (International Cooperation Day), evento anual realizado pela BraFIP (www.brafip.org.br).

A partir dessas participações e em outros eventos semelhantes, com o apoio do SEBRAE e da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, as Startups paraibanas, já obtiveram investimentos, parcerias técnicas e comerciais, no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

Ataques de hackers continuam

Infelizmente os ataques de hackers, a entidades públicas e empresas privadas, continuam e estão aumentando. Por exemplo, a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, Estado de São Paulo, teve seus computadores invadidos no final do mês passado.

O ataque foi do tipo ransomware (“que impede o acesso às informações armazenadas nos computadores, fazendo com que a vítima tenha que pagar resgate para recuperá-las”) e segundo “Nota à Imprensa” emitida pela Prefeitura, “o servidor (computador) principal e o de backup foram hackeados e as informações criptografadas, deixando todos os sistemas inoperantes”.

Esse é mais um caso, entre dezenas, que aconteceram nos últimos meses. O atrevimento dos criminosos chega ao ponto de um grupo de hackers, autodenominado de Ragnarok, divulgar que resolveu parar suas atividades criminosas (depois de causar milhões de dólares de prejuízos, prejudicando milhares de empresas, em nível mundial), publicando na Internet a “chave de desbloqueio dos arquivos infectados pelo vírus que usou para atacar as empresas, em vários países”.

Energia Solar e Eólica

A crise de geração de energia elétrica que atravessa o Brasil, devido à escassez de chuvas nas bacias hidrográficas dos principais rios, que abastecem os reservatórios de nossas usinas hidrelétricas, tem impulsionado ainda mais, os negócios ligados às energias solar (“gerada” a partir de painéis fotovoltaicos) e eólica, em várias regiões do país e no Nordeste, em particular.

Os fabricantes de equipamentos e soluções, para este segmento também estão apostando forte no mercado. Um exemplo, é o anúncio feito pela “Industria Eternit” (historicamente conhecida por produzir telhas de amianto) das “primeiras vendas de telhas fotovoltaicas, capazes de transformar a luz do sol em energia elétrica”, para um projeto piloto instalado na cidade de Atibaia, no estado de São Paulo.

O mercado de geração de energia eólica e solar está, realmente, se consolidando rapidamente no Brasil e a crise atual pela falta de chuvas, só faz reforçar e acelerar, o crescimento do setor.

Segundo a “ABEEólica” – Associação Brasileira de Energia Eólica – a “capacidade instalada no País vai passar de 20,17 gigawatts, neste ano, para 25,75 gigawatts, no ano que vem. Devendo atingir 30,2 gigawatts, em 2024”.

Recursos financeiros para investimento não devem faltar, visto que o BNDES tem disponibilizado bastante recursos e existem também, capital externo abundante disponível para o setor.

Data limite

O prazo final para inscrições na “Edição 2021 da Chamada de Ideias da BraFIP”, se aproxima. A data limite é o próximo dia 12 de setembro.

A chamada tem como objetivo, incentivar P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) em colaboração, entre empresas, startups, universidades e centros de pesquisa, tanto do Brasil quanto do exterior.

As melhores ideias terão a oportunidade de serem apresentadas durante o IncoDay (International Cooperation Day), evento que acontece nos dias 1 e 2 de dezembro deste ano, na cidade de Goiânia, Goiás.

Para inscrições e informações, acesse http://www.brafip.org.br/brafip/2021/06/01/incoday-2021-chamada-de-ideias/

Vale a pena participar!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP - Associação Brasileira de Fomento à Inovação em Plataformas Tecnológicas.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube