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Embrapa

Alexandre Moura. Publicado em 29 de setembro de 2017 às 8:12

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Pesquisadores do “Laboratório de Microbiologia de Alimentos” da unidade “Embrapa Agroindústria de Alimentos”, do Rio de Janeiro, lançaram um livro destinado a estudantes e profissionais das áreas de biomedicina, tecnologia de alimentos e responsáveis por políticas públicas, ligados à segurança dos alimentos.

A publicação é sobre as bactérias do gênero Staphylococcus spp e apresenta um amplo levantamento da incidência e da ocorrência de surtos provocados por esse patógeno, classificados por tipo de alimento, espécie e região do Brasil em um período de 20 anos.

Pelos dados apresentados no livro, os alimentos mais propensos à contaminação, são aqueles “que exigem maior manipulação para o seu preparo, como bolos confeitados, pratos à base de carne de frango desfiado, queijos e maionese”.

O objetivo dos autores da publicação é “torna-la uma ferramenta auxiliar para análise de risco e estabelecimento de outros procedimentos relativos à segurança de alimentos no país”.

Mais informações sobre o tema e como obter, gratuitamente, um exemplar da publicação visite o site www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Vírus

Um vírus de computador denominado de “Dilma Locker”, aparentemente nomeado com o nome da ex-presidente, foi identificado por um pesquisador estrangeiro.

Segundo as informações, o vírus é disseminado em português e é uma versão de outro programa malicioso já “espalhado” anteriormente.

O Vírus é enviado por e-mail com uso de arquivos anexos infectados que quando abertos, iniciam o processo de “bloqueio” dos arquivos do computador da vítima, “sequestrando” assim, todos os dados contidos na máquina infectada. Depois aparece na tela do computador, “uma mensagem de texto com as instruções necessárias para a realização do pagamento do resgate, para liberar os dados”.

Era só o que faltava!

Crescimento de 32%

Segundo matéria, recentemente publicada no jornal “DCI – Diário Comercio, Indústria & Serviços”, o conceito de shopping virtual (marketplace) ganha relevância para venda de produtos e serviços possuindo um potencial elevado de crescimento para os próximos anos.

Por exemplo, no segundo trimestre deste ano, mais de 1,4 mil lojas de comércio eletrônico foram abertas no Brasil, um aumento de 32% em relação ao de “lojas virtuais” instaladas no primeiro trimestre de 2017.

Os chamados Marketplaces, são uma forma de aumentar as vendas e se posicionar nas “vendas digitais”, sem grandes investimentos e sem a necessidade de se ter toda uma infraestrutura própria e cara, de TI (Tecnologia da Informação), para efetuar vendas pela Internet.

Estes dados fazem parte do documento “Panorama dos Marketplaces no Brasil”, da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

57%

 Segundo um estudo feito pela empresa Euromonitor International, multinacional especializada em pesquisas de mercado, este é o percentual (57%) estimado de “Smart TVs” (televisores com acesso à Internet) que serão vendidas no Brasil, em relação ao número total de aparelhos de TV comercializados ao longo deste ano no país.

Em nível global, a estimativa é que 68% dos televisores vendidos possuirão acesso à Internet em 2017. Um crescimento de 50% comparado com 2013.

No ranking mundial, em termos percentuais entre o número de Smart TVs e televisores “normais” a serem vendidas até o final do ano, destacam-se: a Noruega com 92%, os Emirados Árabes com 89% e a China com 88%.

(*) Engenheiro Eletrônico

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

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