...

Campina Grande - PB

Embraer e Uber

28/04/2017 às 11:40

Fonte: Da Redação

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

A empresa brasileira Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, fechou um acordo com o “Uber”.

O objetivo é “explorar o conceito de um ecossistema – denominado Uber Elevate Network – para permitir o desenvolvimento de pequenos veículos elétricos VTOLs (de decolagem e aterrissagem vertical) visando deslocamentos rápidos nas cidades”.

Este é o primeiro acordo celebrado pelo “Centro de Inovação de Negócios da Embraer”, que tem sede na cidade de Melbourne, estado da Flórida, Estados Unidos, e um escritório localizado no Vale do Silício, na Califórnia.

Pelo acordo com o Uber, “serão desenvolvidas novas tecnologias, novos produtos e novos modelos de negócios que podem afetar o transporte aéreo nos próximos anos”.

Esse tipo de acordo é a aposta da Embraer para continuar sendo uma empresa líder no segmento de aviação mundial.

Tecnologia a Serviço da Saúde

A empresa americana “Verify” um dos “braços de tecnologia” do “Google”, desenvolveu inovações para um smartwatch (relógio inteligente) voltado para monitoramento da saúde dos usuários deste tipo de equipamento.

O novo relógio, segundo técnicos da Verify, será usado também para uma pesquisa que busca rastrear os sinais vitais de longo prazo de 175 indivíduos que são voluntários deste estudo.

O objetivo é tentar construir “a imagem mais completa do que um ser humano saudável deve ser.”

O smartwatch da Verify possui uma enorme quantidade de “multissensores (a exemplo de ECG – eletrocardiograma) para coletar dados relevantes, muito mais do que os dispositivos de monitoramento de frequência cardíaca, atualmente disponíveis no mercado”.

A empresa ainda não divulgou o preço de venda do produto.

SENAI

Por falar em inovação e desenvolvimento, a “Equipe de Simuladores do Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial na Paraíba desenvolveu um aplicativo para smartphones que já está sendo utilizado, nacionalmente, por outros departamentos regionais do SENAI”.

Denominado de “IRON”, o App tem como objetivo “integrar e estimular os consultores SENAI de todo o Brasil e as empresas que estão participando do Programa Brasil Mais Produtivo”, auxiliando o acompanhamento da “Maratona Brasil Mais Produtivo”, que busca alcançar a meta de atendimento de 3 mil empresas industriais de pequeno e médio porte, em todo o país.

O “IRON” é gratuito e já está disponível para os sistemas Android e iOS. Mais informações no site www.brasilmaisprodutivo.gov.br.

Radiodifusão

O Brasil esteve presente, com 15 empresas, na “NAB Show” (www.nabshow.com) maior feira mundial do setor de radiodifusão, que ocorreu na última semana do mês de abril, na cidade de Las Vegas, estado de Nevada, Estados Unidos.

O projeto que resultou no “Pavilhão Brasil” foi coordenado pelo SINDVEL (www.sindvel.com.br), sindicato ligado a Federação das Indústrias de Minas Gerais em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Segundo dirigentes do SINDVEL, o objetivo da participação das empresas brasileiras foi buscar oportunidades de formar parcerias estratégicas, tanto técnicas quanto comerciais, e apresentar a tecnologia brasileira no segmento de radiodifusão.

Para os empresários brasileiros, “o NAB Show é uma oportunidade única de se relacionar com os maiores e melhores players do mercado mundial de radiodifusão, conhecer e acompanhar as tendências do mercado, encontrar fabricantes de produtos com soluções para integração no sistema de TV digital e estabelecer parcerias”. (Com informações da Apex-Brasil).

(*) Engenheiro Eletrônico

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons