Fechar

logo
logo

Fechar

Eletricidade Moderna

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 12 de maio de 2022 às 12:46

Em 1973, ao ingressar no curso de graduação em Engenharia Elétrica, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba (POLI), passei a conviver num ambiente distinto daquele em estava habituado no Colégio Estadual, instituição de ensino médio situada no Bairro da Prata, em Campina Grande-PB.

Na universidade, além das salas de aulas e dos laboratórios, procurei saber onde ficava a biblioteca. O hábito da leitura havia sido desenvolvido na biblioteca do colégio, lugar onde entrei em contato com os clássicos da literatura.

Por coincidência, na biblioteca da POLI encontrei a mesma bibliotecária que trabalhava na biblioteca do Estadual da Prata. Ao me ver, ela me cumprimentou efusivamente: “Olá, Benedito! É um prazer te ver por aqui, na universidade. Lembro de você na biblioteca do Estadual, na hora do recreio”.

Nos dois primeiros anos do curso de graduação, usei o ambiente da biblioteca da universidade para estudar matemática, física e outras disciplinas das denominadas ciências básicas.

A primeira disciplina cursada no ciclo profissional foi “Circuitos Elétricos”, isto no quarto semestre letivo. Daí em diante, o interesse pelas leituras técnicas me levou a procurar e ler revistas cujas linhas editoriais eram voltadas para o setor elétrico, e dentre elas encontrei a revista Eletricidade Moderna (EM).

Concluído o curso de graduação, em 1977, continuei como leitor da revista EM e, anos depois, como professor de Engenharia Elétrica, dela me tornei assinante e colaborador.

Ano passado, por ocasião da minha aposentadoria, ao liberar o espaço que ocupava na sala de trabalho no Departamento de Engenharia Elétrica da UFCG, em meio aos vários exemplares da revista EM preservados em uma das estantes, encontrei o número 22, datado de setembro de 1974.

Partindo dessa informação, verifiquei que, neste ano de 2022, a revista EM completa cinquenta anos de existência: um marco histórico, sem dúvida. Assim, sempre atenta aos avanços das infotecnologias, a edição referente aos meses de maio/junho já está online com a estreia da coluna EM Especialistas: um espaço multimídia com artigo, vídeo e podcast.

De fato, desde o seu lançamento, a linha editorial da revista EM registra os avanços e as tendências da tecnologia eletroeletrônica: dos sistemas de conversão aos usos finais. Neste contexto, a revista EM tem sido um importante instrumento de informação e de consulta para pesquisadores e profissionais que atuam no mercado eletroeletrônico brasileiro.

Ademais, graças ao seu trabalho editorial e às suas iniciativas estratégicas, como a realização de encontros técnicos, pesquisas, guias de compras e publicações especiais, a revista EM tornou-se a principal referência para os profissionais e empresas do setor elétrico.

Aproveitando do ensejo comemorativo dos cinquenta anos de existência, envio os parabéns a todos que fazem a Aranda Editora, em particular aos responsáveis pelo sucesso editorial da revista EM.

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube