Fechar

logo

Fechar

“E essa pesquisa… tá certa?!…” (II)

Mário Tourinho. Publicado em 3 de outubro de 2018 às 11:17

Recentemente, neste mesmo espaço, dissemos que esse questionamento correspondente ao título destes escritos tem sido feito por um dos porteiros do prédio em que temos escritório profissional,  isto  “a cada dia – aliás, a cada chegada ou saída”, tal seu interesse pelos assuntos relacionados à atual campanha eleitoral.

Esse interesse é tamanho que ele – esse porteiro – tomou a iniciativa de ele mesmo  fazer uma “pesquisa”  (enquete) para saber as intenções de voto dos seus amigos que dia a dia estão nesse prédio empresarial. O resultado não cabe aqui informar  por questões óbvias relacionadas à legislação eleitoral.

E agora, mais recentemente, portanto, foi um outro porteiro que à nossa chegada ao prédio perguntou: – “E essa nova pesquisa?! Essa, que mudou completamente os números e está mostrando que quem era primeiro lugar está em terceiro, quem era segundo… agora está em primeiro e com grande diferença do que está em segundo?! Essa pesquisa tá certa?!”.

O mesmo porteiro ainda questionou: – “E esse instituto –  com esse nome que eu nunca tinha visto –  a pesquisa dele é mesmo certa?!”.

Voltamos a dizer que, em relação às pesquisas obrigadas a prévio registro  junto aos Tribunais Eleitorais respectivos, temos total confiança de que correspondem a um trabalho sério, que busca retratar a situação do momento relativamente à intenção de votos dos eleitores. E repetimos:  nosso entender é o de que nenhum dos institutos quer cometer erro, isto para preservarem a imagem de credibilidade.

Portanto, daqui há alguns poucos dias (ou seja, no próximo domingo), já  com o resultado das urnas anunciado pelos Tribunais Eleitorais, teremos não só os nomes dos eleitos ou mais votados, mas, também, a conclusão de quais os institutos cujas pesquisas são realizadas com competência técnica e seriedade.

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube