Fechar

Fechar

“Drone” Cargueiro

Alexandre Moura. Publicado em 3 de novembro de 2017 às 13:10

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

Matéria publicada pela “Agencia de Noticias chinesa Xinhua”, destaca que um drone (veículo aéreo não tripulado), criado para servir como um cargueiro realizou, recentemente, seu primeiro voo na província de Shaanxi, no noroeste da China.

Denominado de AT200, o drone foi desenvolvido por vários institutos de pesquisa e empresas chinesas e tem um peso máximo de 3,4 toneladas e uma carga útil de 1,5 toneladas, sendo já considerado um dos mais capazes do mundo.

O “avião sem piloto” tem uma velocidade máxima de 313 km por hora e um alcance de 2.183 quilômetros. A ideia é usar o aparelho para realizar o transporte de mercadorias para regiões remotas da China.

Proibidos

A preocupação com incêndio a bordo de aviões ganhou um novo capitulo. A FAA (Federal Aviation Administration), agência americana responsável pelo segmento de aviação nos Estados Unidos, “propôs a proibição total do despacho de bagagens contendo notebooks e tablets em voos internacionais”.

A restrição é devido ao risco potencial das baterias que usam a tecnologia de “íons de lítio”, propensas a sobreaquecimento e consequentemente, causarem fogo ou explosões quando acondicionadas em malas com materiais combustíveis, como sprays para o cabelo, desodorantes ou shampoo seco, nos compartimentos de carga das aeronaves.

Testes feitos em laboratório mostraram que o risco é real, e a FAA está recomendando a proibição do transporte destes equipamentos.

O problema é que boa parte dos passageiros, principalmente executivos, necessitam levar os computadores nas viagens de negócios e estes equipamentos já sofrem serias restrições, devido ao risco de terrorismo, quando transportados como bagagem de mão.

Intel e Saúde

A Intel Corp, empresa americana líder no desenvolvimento e produção de microprocessadores, criou uma “Plataforma de Software” para aplicativos (App) que “ajuda a reduzir internações e custos hospitalares”.

Denominada de “Intel Health Application Platform (Intel HAP)”, o software é voltado “para uso por provedores de soluções de cuidados remotos (cuidados em casa, o chamado home care), permitindo novas opções de uso pela área da saúde”.

Segundo técnicos da empresa, o advento da Internet das Coisas (IoT), facilitou a conexão e uso de equipamentos hospitalares fora dos hospitais, incentivando assim, os cuidados remotos.

Este está sendo considerado um dos maiores avanços na modernização, em nível mundial, do atendimento médico da atualidade.

Segundo especialistas em saúde pública dos Estados Unidos, o cuidado remoto de pacientes em condições graves ou crônicas, ajuda a reduzir as internações hospitalares em até 40%, além de impactar, positivamente, o fator psicológico no conforto e  recuperação dos pacientes.

Finalmente

Com bastante atraso, o Brasil (leia-se governo federal) acordou para a realidade do e-commerce (comercio eletrônico) como fator primordial para a expansão das exportações dos produtos e serviços produzidos no país.

Para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, as estimativas é que ele movimente, em nível mundial, cerca de R$ 4 trilhões até o final do corrente ano.

Com o objetivo de melhor posicionar as empresas brasileiras para competir de forma mais eficiente e organizada, neste segmento, a APEX – Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) lançou recentemente, o “Programa E-xport Brasil”, uma “iniciativa que envolve um amplo portfólio de serviços, incluindo capacitação, mentoria, inteligência e ações de promoção comercial, para as empresas nacionais explorarem todo o potencial que o comércio digital tem para impulsionar as exportações brasileiras”.

Antes tarde do que nunca!

(*) Engenheiro Eletrônico

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube