Fechar

logo

Fechar

Desafios Históricos…

Evaldo Gonçalves. Publicado em 2 de novembro de 2017 às 16:37

Por: Evaldo Gonçalves*

Diante do cenário atual da vida pública brasileira, em que a corrupção desvirtuou a vida político-administrativa do País, difícil é prevê uma saída honrosa para a nossa República.

Constatações: não se pratica a Democracia sem eleições diretas, e estas não estão sendo realizadas sem a participação dos interesses econômicos. Daí a permuta aética de votos por vantagens oficiais ou oficiosas, gerando inelutavelmente propinas, enriquecimento ilícito e corrupção.

Indagações pertinentes: só pode prosperar a verdadeira Democracia onde exista a independência econômica absoluta dos eleitores? Onde, afinal, o dinheiro não compre consciências, nem subverta a vontade popular, fazendo com que, afinal, prevaleça o governo democrático conquistado pela maioria do Povo?

Esse conjunto de dificuldades e desafios nos leva muitas vezes a concluir que o Regime Democrático é uma utopia, meta incompatível com a condição humana, o que autorizou o Cardial Richelieu, poderoso Primeiro Ministro da França, a proclamar: onde estiver o Homem, haverá a velhacaria.

Tal sentença encerra um vaticínio por demais determinista, pois implica em negar radicalmente a capacidade do Homem de superar o mal, submetido sempre às forças irracionais que, se por um lado, existem, todavia, não deverão se sobrepor à condição superior do ser humano.

Afinal, como administrar tais conflitos? Não é de hoje tais constatações, embora tenhamos de reconhecer que o mal se reveste de vários artifícios, além da corrupção e de suas consequências. Não dá, porém, para desanimar. Seria o fim da esperança de transformar os desafios brasileiros em oportunidades para a vitória do Bem sobre o Mal.

Já convivemos com outras crises institucionais, igual à atual. Fizemos reformas em nossas instituições republicanas. Vencemos etapas que nos pareciam intransponíveis. Ultrapassaremos mais essa sem apelos a medidas excepcionais, pois de todos os regimes políticos, até agora, a Democracia é a melhor alternativa para aperfeiçoamento e desempenho das instituições republicanas.

*Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Evaldo Gonçalves
Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube