Fechar

logo

Fechar

Culpa do “Design”?

Alexandre Moura. Publicado em 9 de dezembro de 2016 às 20:44

alexandre-moura

Por Alexandre J. Beltrão Moura

Depois de uma série de explosões (aparentemente causadas por problemas na bateria) de “smartphones” do modelo “Galaxy Note 7”, o departamento de engenharia da empresa Samsung está investindo muito tempo e dinheiro, na busca do motivo ou motivos, do problema bem como de uma solução. A Samsung promete apresentar um relatório técnico sobre o assunto, antes do final deste ano. No entanto, a empresa “Instrumental”, especializada na fabricação de ferramentas de engenharia, depois de uma análise detalhada dos acidentes, apresentou uma hipótese sobre o motivo para as explosões. Segundo os técnicos da Instrumental, a causa é o “design do aparelho Galaxy Note 7”. Para eles, “o design do equipamento comprime a bateria, mesmo durante a operação normal do smartphone, causando o contato (dentro da bateria) das camadas positivas e negativas da bateria e assim, gera uma explosão”. Ou seja, o design ultrafino do aparelho é incompatível com uma bateria de alta capacidade colocada em um espaço muito reduzido. Será? É aguardar a posição final da Samsung.

SUS

O Ministério da Saúde divulgou que “todas as unidades do SUS (Serviço Único de Saúde) usarão prontuário eletrônico até o final do ano que vem”. Esta é uma medida importante, para eliminar, ou diminuir muito, as fraudes.  Em todo o país são 41,6 mil unidades de atendimento básico que passarão a utilizar o sistema de prontuário eletrônico, possibilitando o controle total das ações de saúde e o atendimento a população. Hoje, menos de 10% das unidades já estão utilizando o sistema. Para 2018, serão disponibilizados também, “o Registro Eletrônico de Saúde e o Conjunto Mínimo de Dados, que suporta as informações agregadas e indicadores de saúde, para facilitar a gestão e planejamento das ações do governo federal no setor”. O problema a ser resolvido, para que o sistema tenha pleno funcionamento, é a questão da conectividade a Internet das unidades do SUS, pois a maioria dos pequenos municípios tem dificuldades técnicas, para disponibilizar Internet de alta velocidade para as unidades de saúde pública.

Abelha Robótica

Com o aumento nos últimos anos, infelizmente, da mortalidade dos insetos polinizadores (particularmente das abelhas silvestres), de que dependem a maioria dos cultivos, cientistas da Universidade Politécnica de Varsóvia, da Polônia, desenvolveram a primeira “abelha robótica”, concebida para polinizar artificialmente as plantações naquele país do leste europeu. Na realidade trata-se de “micro robô voador”, um pouco maior do que uma abelha e capaz, segundo os técnicos da Universidade, “de encontrar uma flor, recolher o pólen e transferi-lo para outra flor e fertilizá-la”. O robô “pode ser programado para procurar flores de um determinado tipo para polinizar, tudo através de um software (programa de computador) especialmente desenvolvido com esta finalidade”. A “abelha robótica” estará à venda, na Europa, no inicio de 2019.

Só para Mulheres

A Prefeitura da Cidade de São Paulo através do programa “Tech Sampa”, em parceria com a “RME – Rede Mulher Empreendedora – RME” abriu um novo edital com o objetivo de “apoiar até seis startups (empresas iniciantes) dirigidas por mulheres, que estejam desenvolvendo soluções inovadoras e com alto potencial de crescimento”. As empresas escolhidas vão receber consultoria da RME e da rede Tech Sampa, além de assessoria de imprensa, acesso a espaço físico (a chamada “Casa das Empreendedoras”) para desenvolvimento dos projetos e rodadas de negócios com “investidores anjo”. Excelente ideia!

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Alexandre Moura
Alexandre Moura

Engenheiro Eletrônico, MBA em Software Business e Comércio Eletrônico, Diretor da Light Infocon Tecnologia S/A e Presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado da Paraíba.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015
Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube