Fechar

logo
logo

Fechar

Cuidado com a escuridão

Benedito Antonio Luciano. Publicado em 9 de junho de 2022 às 10:08

O Concerto para Bangladesh (em inglês, “The Concert for Bangladesh”) foi um evento histórico do rock, destinado a angariar fundos para ajudar os sobreviventes da guerra de independência do país situado na região Sul da Ásia.

Idealizado pelo ex-beatle George Harisson, o evento citado ocorreu no Madison Square Garden, em Nova York, entre a tarde e a noite do dia 1 de agosto de 1971. De acordo com os organizadores, o show foi assistido por mais de 40.000 pessoas, que lá compareceram para assistir shows de artistas como: Billy Preston, Bob Dylan, Eric Clapton, Klaus Voorman, Leon Russel, Ravi Shankar, Ringo Starr e a banda Badfinger.

Na Inglaterra, o Concerto para Bangladesh foi lançado pela gravadora Apple, em dezembro de 1971, sob a forma de álbum, composto por três discos de vinil. No Brasil, o Concerto foi lançado como filme, em 1972, com duração de 103 minutos.

Quando assisti ao filme pela primeira vez, no Cine Babilônia, em Campina Grande-PB, dentre as músicas apresentadas aquelas que mais prenderam a minha atenção foram: “My sweet Lord”, “Something”, “While my guitar gently weeps”, “Here comes the sun”, “It don’t come easy”, “Mr. Tambourine man”, “Just like a woman” e, em particular, “Beware of darkness” (Cuidado com a escuridão, em tradução livre).

A letra de “Beware of darkness”, composta por George Harisson e lançada em seu álbum “All things must pass”, em novembro de 1970, traz em si um conteúdo que me fez lembrar certas recomendações presentes nas epístolas do apóstolo Paulo a Timóteo, seu seguidor.

Para ilustrar, seguem alguns conselhos presentes nos versos de “Beware of darkness”, adaptados para o português:

“Cuidado com pessoas maldosas, dissimuladas, falsas. Cuidado com a escuridão! ”.

“Cuidado agora, tome cuidado com os pensamentos que continuam rolando dentro de sua cabeça na calada da noite. Cuidado com a tristeza, ela pode te machucar, ela pode te ferir… E não é para isto que você está aqui”…

“Cuidado com líderes gananciosos, eles te levam para onde você não deve ir…Eles só querem crescer, crescer e crescer. Cuidado com a escuridão! ”.

Dentre os vários conselhos deixados pelo apóstolo Paulo em suas cartas endereçadas a Timóteo, destaco alguns que considero alinhados com as advertências presentes nos versos de “Beware of darkness”:

“Cuidado com os falsos doutores”, adverte Paulo na primeira epístola: “O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvido a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas, de hipócritas e impostores…”.

E prossegue: “Ó Timóteo, guarda bem o que te foi confiado! Evita as conversas frívolas dos mundanos, que só contribuem para a impiedade, assim como as contradições de pretensa ciência. Alguns, por segui-las, se transviaram da fé”.

Na segunda epístola, Paulo adverte: “nos últimos dias haverá um período difícil. Os homens se tornarão egoístas, avarentos, fanfarrões, soberbos, rebeldes aos pais, ingratos, malvados, desalmados, desleais, caluniadores, devassos, cruéis, inimigos dos bons, traidores, insolentes, cegos de orgulho, amigo dos prazeres e não de Deus, ostentarão a aparência de piedade, mas desdenharão a realidade. Dessa gente, afasta-te!”.

Nos dias atuais, parece que o tempo vindouro previsto por Paulo se faz presente, o que tornam oportunos os conselhos deixados pelo apóstolo de Cristo e pelo compositor George Harrison. Assim, nessa luta entre a Luz e as trevas, cuidado com a escuridão!

Valorize o jornalismo profissional e compartilhe informação de qualidade!
Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Benedito Antonio Luciano
Benedito Antonio Luciano

Professor doutor, titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube