Fechar

Fechar

Cordel Vencedor

Evaldo Gonçalves. Publicado em 7 de maio de 2018 às 15:14

 

Foto: Paraibaonline

Foto: Paraibaonline

*Por Evaldo Gonçalves

Jamari Nogueira, em A União, chama a atenção da Paraíba para o vigor da Literatura de Cordel, surpreendendo a todos pela existência de mais de 200 cordelistas em atividade com produção de mais de 100 títulos.

Defende a presença do Cordel junto aos alunos das redes escolares, multiplicando seu poder educativo e poético, tão do agrado da gente brasileira, desde que não restrito, como até pouco tempo, aos leitores nordestinos.

Divulga a criação da Academia de Cordel do Vale da Paraíba, em Itabaiana, presidida pelo Poeta Sander Lee, cujo trabalho de difusão do Cordel conquistou o reconhecimento internacional, tendo seus acadêmicos homenageados no Exterior, quando for palco Barcelona.

Fui um beneficiário da Literatura de Cordel. Indo para Puxinanã, com o primário concluído, não podendo prosseguir nos Estudos pagos, ali tive acesso aos lúdicos Folhetos de Feira, adquiridos através do sr. Victor Ribeiro, da Padaria, que, depois de lê-los, me emprestava, obrigando-me a devolve-los. Assim mantinha a confiança para desejados acessos a novos empréstimos. Esse procedimento foi eficiente, e dele guardo excelentes lembranças desse tempo de esperanças mil.

Nova iniciativa, dentre outras, que resultaram em divulgação para o Cordel: a instalação de Rádio Comunitária, e sua inserção nas Redes da Internet, o que vem lhe conferindo igualdade de condição com 0s novos e poderosos meios de comunicação.

Aproveito a oportunidade para lembrar, agora, dois nomes, que estão pontificando em outros cenários, todavia, seus talentos culturais emprestados à Poesia e à Literatura de Cordel, recebem de todos quantos com eles convivemos, admiração imorredoura: são José Marcolino e José Laurentino, Poeta e Trovador, a quem a Literatura de Cordel muito deve.

Eu mesmo, me confesso devedor deles, pois a convivência mantida com ambos, ampliou meus horizontes quanto aos meus invencíveis e modestos limites culturais. A Paraíba e o Cordel a eles devem, definitivamente, muito.

*Evaldo Gonçalves é da APL e do IHGP

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Evaldo Gonçalves

* Ex-deputado federal e membro da Associação Paraibana de Letras..

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube