...

Campina Grande - PB

Comércio Eletrônico Avança

26/01/2018 às 10:19

Fonte: Da Redação

Por Alexandre J. Beltrão Moura (*)

O comércio varejista vem mudando rapidamente nos últimos anos, particularmente nos Estados Unidos.

Um dos exemplos é a rede de supermercados “Walmart”, que decidiu fechar 63 “lojas físicas” da marca na América do Norte e transformar algumas em CDs (Centros de Distribuição) para agilizar as entregas das vendas realizadas em suas lojas de e-commerce (Comércio Eletrônico).

Inicialmente serão 12 lojas convertidas em CDs e o objetivo é continuar investindo neste modelo e assim, aumentar ainda mais a parcela de vendas pela Internet no faturamento total da companhia. No terceiro trimestre de 2017, este tipo de venda no Walmart, subiu mais de 50% em comparação com o trimestre anterior.

“Amazon Go”

Ainda sobre o assunto “Comércio Eletrônico”, a gigante e líder deste segmento, a empresa americana “Amazon”, continua inovando e “reinventando” a forma de atender o consumidor.

Depois de um ano de testes, ajustes e pesquisas com clientes, a empresa abriu, na cidade de Seattle, nos Estados Unidos, o primeiro “supermercado do futuro” (de acordo com o departamento de marketing da companhia).

Denominado de Amazon Go a loja que não tem caixas e consequentemente, não tem filas para pagamento das compras, foi idealizada para o consumidor “entrar, pegar o que quer e sair sem falar com nenhum atendente”.

Para comprar nessa “maravilha da tecnologia aplicada ao comércio”, o cliente usa um aplicativo para smartphone entra na loja e compra. Automaticamente os “produtos adquiridos são contabilizados no carrinho virtual do aplicativo e no fechamento das compras, o valor é debitado no cartão de crédito previamente cadastrado”.

Na primeira oportunidade vou experimentar.

Diagnóstico Mais Rápido

 A Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz recebeu recentemente, um investimento de R$ 12 milhões para “a implantação da primeira fase do projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de uma plataforma (dispositivo eletrônico) para produção de equipamentos do tipo point of care (chips, semelhantes aos utilizados em smartphones) voltados ao diagnóstico rápido da Zika, da Dengue e da Chikungunya”.

A ideia é dar agilidade ao diagnóstico, de forma precisa e rápida (em cerca de 20 minutos) das doenças, incluindo a diferenciação entre os quatro “sorotipos” do vírus da Dengue.

Os recursos são provenientes do FUNCET – Fundo Estadual Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo.

“Bitcoin 2018”

No próximo dia 6 de março, vai acontecer em São Paulo, capital, o “Bitcoin 2018”, Workshop sobre Criptomoedas & Moedas Virtuais.

O evento terá palestras e debates sobre este tema que vem despertando muita discussão nos últimos meses. Serão 12 conferencistas e quatro moderadores, que vão debater e analisar, o investimento em moedas virtuais, impacto destas moedas no sistema financeiro e o risco de “lavagem” de dinheiro utilizando este tipo de moeda.

O evento é voltado para empresários; executivos de administração & finanças; investidores; representantes de órgãos públicos e instituições financeiras; profissionais da imprensa; diretores de companhias nacionais e multinacionais e economistas.

Mais informações através do e-mail [email protected]

(*) Engenheiro Eletrônico

Veja também

Comentários

Simple Share Buttons