Fechar

Fechar

Coluna do Padre Luciano Guedes: O cristão é um peregrino

Pe. Luciano Guedes da Silva. Publicado em 17 de março de 2018.

(*) Pe. Luciano Guedes

Nós, homens e mulheres, fomos criados para peregrinar. Somos bípedes, erguemos nossas cabeças, olhamos adiante o horizonte que se desponta e fazemos escolhas livremente, por este ou aquele caminho. É próprio de nossa natureza a necessidade de dirigir-se, ir ao encontro de uma busca de sentido que justifique a nossa passagem sobre a terra, a nossa trajetória no mundo.

Na tradição cristã podemos vislumbrar incontáveis histórias. Para exemplificar rememoremos da Antiga Aliança a jornada do patriarca Abraão que saiu de Ur guiado pela promessa de Deus em busca de uma terra e a travessia dos hebreus pelo deserto – durante quarenta anos – conduzidos por Moisés.

Também Jesus Cristo foi um peregrino. Os evangelhos narram as subidas dele e de seus pais ao Templo e à Jerusalém. Passando pelo lago de Genesaré, entrando nas cidades da Samaria ou de Judá, atravessando para o território da Decápole, indo ao deserto ou à montanha para rezar, Ele está continuamente no caminho!

Na presença do Senhor, as pessoas retomam o caminho da vida: “Vai em paz, vai apresentar-te ao sacerdote, toma a tua cama e anda, toma a tua cruz e segue-me, levanta-te, hoje entrarei em tua casa, os teus pecados estão perdoados…” Os relatos do Novo Testamento atestam como os discípulos, mas igualmente os doentes, estrangeiros, mulheres, pobres, autoridades, notáveis e a multidão fizeram esse descobrimento.

Uma espiritualidade dos passos: eis aí o que propõe nosso itinerário quaresmal para a Páscoa. Colocar o corpo inteiro em oração, numa atitude de escuta e de contemplação. Na pedagogia própria deste tempo litúrgico e da Semana Santa que se aproxima, teremos oportunidade de vivenciarmos esta prática: a Via-sacra, a Procissão de Ramos, a Procissão do Senhor Morto, a Procissão da Luz.

O último livro da Bíblia – o Apocalipse de João – encerra o testemunho cristão numa magnífica visão da glória celestial, precedida da caminhada pela história, ou seja, os cristãos são aqueles que tendo percorrido as tribulações do tempo e finalmente eleitos, são entronizados na presença do Altíssimo e cantam o eterno louvor.

A vida é um caminho e o coração do homem é inquieto, como disse Agostinho, enquanto não estiver em Deus. De passo em passo, saciaremos a fome do infinito, sararemos nossas doenças, faremos parte da nova criação – libertada de toda maldade e fraqueza – enfim permaneceremos no Cristo Senhor, ontem, hoje e sempre!

(*) Vigário Geral e Pároco da Catedral de Campina Grande.

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Pe. Luciano Guedes da Silva

falecom@fhc.com.br

Simple Share Buttons

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube