Fechar

logo

Fechar

Coluna de Mário Tourinho: Que continuemos no Natal

Mário Tourinho. Publicado em 29 de dezembro de 2018 às 10:46

Foto: Ascom

Foto: Ascom

Por Mário Tourinho

O Natal, com todas as comemorações e sentimentos que o envolve, está mais caracterizado nessas duas datas de dezembro: 24 (véspera) e 25 (dia).

E todos sabemos que essas datas são, sem dúvida, as mais importantes do cristianismo, porquanto representativas do nascimento de Jesus… o começo de um novo tempo!

No entanto, essas comemorações e sentimentos prevalecem por todo o período dito de fim de ano, ou seja, até o 1º de janeiro, Dia da Confraternização Universal e da Paz.

Realmente é neste tempo de fim de ano que mais se aguça, entre as pessoas, o sentimento de fraternidade, de solidariedade… de amor uns para com os outros! Daí a Igreja ensinar que o Natal também é tempo de reconciliação, ou seja, tempo para restabelecer-se as boas relações com quem se esteja ou estivesse de malquerença!

Por isto, também cabe dizer que este tempo de fim de ano corresponde a uma especial oportunidade para que cada pessoa renove-se, melhore-se em si mesma e, assim fazendo, sentir-se-á cristãmente fortalecida para o caminhar de todos os dias, o ano inteiro, em qualquer lugar.

Como é bom vivenciar-se a reconciliação, principalmente proporcionada exatamente por este clima do tempo natalino ou de fim de ano!… E pessoalmente tivemos essa maravilhosa oportunidade nesse sentimento e atitude, na recente véspera do Natal, dentro de um supermercado!

Lá estava um ex-colega de trabalho, cuja malquerença nascera entre nós em decorrência de uma audiência trabalhista em que éramos o preposto da empresa e ele a parte oposta da questão, questão esta obviamente de modo justo decidido pela Justiça.

Pois, bem! Esse ex-colega de trabalho, lá no supermercado, tomou a iniciativa de dirigir-se até nós e dizer: “Mário, a cada vez que lhe vejo em entrevista na tv fico tentando entender o porquê dessa malquerença entre nós, que nos dávamos tão bem! E como malquerença não faz bem ao coração, reconciliemo-nos!”.

Aí nos abraçamos! E que alívio! Que tempo de Natal e de fim de ano especial, pelo que nossos votos são os de que todos preservemos esse sentimento e tomemos atitudes com ele compatíveis… por todo o ano novo, de janeiro a dezembro!

Share this page to Telegram

Os artigos postados no Paraibaonline expressam essencialmente os pensamentos, valores e conceitos de seus autores, não representando, necessariamente, a linha editorial do portal, mas como estímulo e exercício da pluralidade de opiniões.

Mais colunas de Mário Tourinho
Mário Tourinho

Administrador, membro da Academia Paraibana de Ciência da Administração (APCA), ex-diretor institucional do Conselho Federal de Administração, ex-presidente do Conselho Regional de Administração, pós-graduado em planejamento operativo, diretor executivo do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa de 1993 a 2016.

[email protected]

Arquivo da Coluna

Arquivo 2018 Arquivo 2017 Arquivo 2016 Arquivo 2015

2018 - Paraiba Online - Todos os direitos reservados.

BeeCube